ENER 1000: o primeiro computador português vai estar numa exposição, em Coimbra

As tecnologias desenvolvidas a partir da versão original do ENER foram usadas pelas agências espaciais da Europa, Brasil, China e Japão.

Por: Ricardo Durand
Tempo de leitura: 2 min
©RTP

‘Do ENER ao Espaço’. Este é nome da exposição que vai ter como protagonista o primeiro computador desenvolvido em Portugal, criado pelo Departamento de Engenharia Eletrotécnica da Universidade de Coimbra.

A iniciativa é da responsabilidade do Departamento de Engenharia Informática da Universidade de Coimbra (DEI.UC) e serve para inaugurar o Núcleo Museológico de Informática, que fica nas instalações deste departamento: bloco C, piso 4, Polo II.

O projecto do ENER 1000 arrancou em 1980 pelas mãos de António Dias Figueiredo, João Gabriel Silva, Carlos Correia e Francisco Fraga, e também acabou por ser o ponto de partida para a fundação de duas empresas: Critical Software e Wit Software. Três anos depois, o computador ganhava o 1.º Prémio de Inovação no Encontro Nacional para o Desenvolvimento das Indústrias Eléctricas e Electrónicas.

Em 1985, o ENER transformou-se no UNIC, uma «versão mais evoluída» do computador; mais tarde, e também com origem no ENER, nascia o Xception, um «injector de falhas que simulava de forma rápida as avarias reais».

©Universidade de Coimbra | A exposição ‘Do ENER ao Espaço’ abre ao público a 12 de Janeiro.

A tecnologia desenvolvida com o Xception viria a ser aplicada a «satélites da NASA e, mais tarde, outras versões foram vendidas às agências espaciais da Europa, China, Brasil e Japão», lembra a Universidade de Coimbra – daí no nome ‘Do ENER ao Espaço’.

Esta exposição, que também mostra uma «coleção de equipamentos informáticos usados no DEI», abre ao público a 12 de Janeiro e tem entrada gratuita.

Etiquetas:
Por: Ricardo Durand Editor
Seguir:
Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo email rdurand@pcguia.fidemo.pt.
Exit mobile version