O especialista em cibersegurança Bob Diachenko e a equipa do site CyberNews descobriram uma base de dados com 12 TB que contém mais de 26 mil milhões de credenciais e informações pessoais roubados de sites e serviços como o Twitter/X, LinkedIn, Weibo, Tencent, entre outros.
Tal como aconteceu com outras bases de dados deste tipo encontradas anteriormente, os dados provêm de vários roubos de informação que foram ocorrendo ao longo de anos. No entanto, as dimensões da base de dados sugere que contém dados que nunca foram revelados online.
A base de dados contém mais de 26 mil milhões de registos guardados em 3800 directorias, cada uma referente a um roubo de dados diferente é, provavelmente, a maior que foi encontrada até à data.
A maior quantidade de registo, 1,5 mil milhões foram roubados à Tencent, a seguir vem a Wibo com 504 milhões, MySpace com 360 milhões e o Twitter (X) com 281 milhões. A presença do MySpace indicia que estes registos podem já ter muito tempo. No entanto, muita gente usa sempre a mesma combinação de login e password o que permite aos hackers entrar em contas mais recentes. Também estão presentes 86 milhões de registos do Dailymotion, 69 milhões do Dropbox e 41 milhões do Telegram. Para além de credenciais destes sites e serviços, também há logins relacionados com organizações governamentais de vários países.
Apesar de esta base de dados conter registos antigos é de esperar que a informação seja usada em ataques na actualidade.