A norma Wi-Fi 7 está finalizada e já começou a fase de certificação dos dispositivos

A nova norma Wi-Fi 7 aumenta bastante as capacidades das redes sem fios.

Por: Pedro Tróia
Tempo de leitura: 3 min

Mais conhecida como Wi-Fi 7, a norma Extremely High Throughput (EHT) IEEE 802.11be para transmissão de dados sem fios já está finalizada e pronta para começar a chegar aos consumidores. A Wi-Fi Alliance, a entidade que gere estas normas, já deu início ao programa ‘Wi-Fi Certified 7’ que valida junto dos fabricantes se as funcionalidades desta norma estão implementadas correctamente nos dispositivos de rede.

De acordo com a comunicação da Wi-Fi Alliance, a tecnologia IEEE 802.11be vai melhorar o desempenho e conectividade em ambientes domésticos, empresariais e industriais. A norma Wi-Fi 7 tem inovações como alta velocidade, uma funcionalidade de ‘latência determinística’ e melhoramentos na estabilidade da ligação para o tráfego de rede crítico.

Segundo a Wi-Fi Alliance, as funcionalidades avançadas do Wi-Fi 7 incluem canais de 320 MHz com mais largura de banda, que vão estar disponíveis nos países que permitem o uso da banda dos 6 GHz em redes Wi-Fi. Esta funcionalidade permite duplicar a largura de banda dos canais permitindo velocidades de ‘vários gigabits’. Para além disto, a funcionalidade Multi-Link Operation (MLO) permite aos dispositivos de rede receberem e transmitirem dados simultaneamente através de várias ligações em frequência diferentes, o que permite mais velocidade, menor latência e mais fiabilidade das ligações.

A norma Wi-Fi 7 oferece também QAM 4K (QAM que dizer ‘Quadrature Amplitude Modulation, um método de modulação digital de sinal). Esta tecnologia permite aumentar em 20% as taxas de transmissão quando comparada com o QAM 1024. Optimizações e melhoramentos adicionais aumentam a flexibilidade para a utilização dos recursos do espectro electromagnético, acesso à rede e qualidade de serviço nas redes Wi-Fi.

A norma Wi-Fi 7 foi desenhada especificamente para responder aos tipos de utilização que necessitam de mais desempenho, incluindo utilização simultânea por vários utilizadores de experiências de realidade virtual e aumentada, jogos, trabalho híbrido, IoT industrial e aplicações automóveis. A Wi-Fi Alliance espera que esta tecnologia seja adoptada rapidamente e que esteja presente em 233 milhões de dispositivos no final de 2024.

As projecções indicam que o mercado dos dispositivos Wi-Fi 7 cresça para 2,1 mil milhões de dispositivos em 2028, sendo os PC, tablets e pontos de acesso Wi-Fi os primeiros a adoptar esta nova tecnologia. O programa Wi-Fi Certified 7 vai ajudar os fabricantes a implementar as funcionalidades avançadas do Wi-Fi 7 de uma forma consistente de forma a dar aos consumidores experiências de utilização de alta qualidade.

Sou director da PCGuia há alguns anos e gosto de tecnologia em todas as suas formas. Estou neste mundo muito por culpa da minha curiosidade quase insaciável e por ser um fã de ficção científica.
Exit mobile version