Windows 11 23H2 está a degradar o desempenho de alguns PC e o culpa do pode ser o Microsoft Defender

A solução de segurança da Microsoft pode ser a culpada pelas perdas de desempenho após a actualização para o 22H3 do Windows 11.

Por: Pedro Tróia
Tempo de leitura: 3 min

Alguns utilizadores recorreram ao Reddit para dar conta de reduções de desempenho entre 5 e 8% nas suas máquinas quando comparado com a versão 22H2. Estas reduções foram perceptíveis tanto em benchmarks de CPU como em jogos. Um utilizador diz:

Para simplificar, todos os benchmarks de CPU mostram uma redução significativa de desempenho depois da actualização para o Windows 11 23H2, mesmo depois de fazer uma instalação limpa do sistema operativo.

Podia publicar uma lista de resultados de benchmarks, mas, no final, comparando com 22H2, a versão 23H2 reduz o desempenho entre 5 e 8% seja nas medições de um único núcleo, seja de todos. Os jogos também são afectados. O problema resolve-se voltando para a 22H2.

Numa outra thread no fórum da Microsoft, um utilizador publicou uma queixa semelhante, mencionando que os jogos começaram a perder velocidade aleatoriamente devido a uma queda na utilização do GPU. Também há relatos de problemas no carregamento de texturas. Curiosamente, a utilização do CPU mantém-se estável, mas os jogos mostram erros relacionados com falta de largura de banda:

Depois de actualizar para o Windows 23H2, comecei a notar quebras na taxa de actualização do ecrã em vários jogos.

Em vários jogos recentes, como o Forza Horizon 5 a utilização de GPU (que geralmente está entre os 92 e os 99%), cai repentinamente para os 20-30% e as FPS baixa dos 70-80 para 10-23, as texturas não carregam, mas a percentagem de utilização do CPU mantém-se constante. O jogo indica um problema de largura de banda. Como o jogo estava instalado no meu disco mecânico, movi-o para o SSD, mas o problema manteve-se.

Apesar de os problemas reportados no Reddit e na fórum da Microsoft poderem ter causas diferentes, pelo menos o primeiro pode ser resolvido através de uma reposição do software de segurança da Microsoft, o Windows Defender. Isto pode ser feito através de dois comandos na PowerShell:

“Set-ExecutionPolicy Unrestricted”

“Get-AppxPackage Microsoft.SecHealthUI -AllUsers | Reset-AppxPackage”

Depois o computador terá de ser reiniciado e a virtualização do CPU terá de ser ligada.

Depois de o computador arrancar, deve aceder-se ao painel de segurança do Windows e ligar a funcionalidade ‘Integridade da memória’ que se encontra em ‘Segurança do dispositivo’, ‘Isolamento do núcleo’.

Sou director da PCGuia há alguns anos e gosto de tecnologia em todas as suas formas. Estou neste mundo muito por culpa da minha curiosidade quase insaciável e por ser um fã de ficção científica.
Exit mobile version