No Japão foi lançado um computador de ‘ultra baixo desempenho’ e já está esgotado

Num mundo em que a velocidade é o mais importante, no Japão foi lançado um computador com um CPU que só consegue processar 1 bit de cada vez.

Por: Pedro Tróia
Tempo de leitura: 2 min

No Japão, foi lançado na semana passada um kit que serve para montar um computador com um CPU de 1 bit denominado Naoto64. Segundo a ‘Swicth Science’, a empresa responsável pelo projecto: “É um dos computadores com menos desempenho do mundo.” Apesar de ser um computador lento vendido num mundo em que a velocidade é o mais importante, o site japonês PC Watch noticiou que o stock do kit esgotou muito rapidamente. Depois de montado, o computador funciona a 1 Hz, tem um barramento de 1 bit, um espaço de endereços de 2 bits e uma ROM com 4 bits de capacidade.

Segundo a descrição oficial:

Este é um kit de um computador com um CPU de 1 bit, construído com quatro circuitos integrados. Devido a ser um computador de muito baixo desempenho, só consegue fazer o seguinte: Piscar, Ligar e desligar um LED.

A alimentação eléctrica é conseguida através de uma entrada USB Type-C, mas tanto o cabo como o transformador não estão incluídos.

Devido às características desta máquina, o Naoto64 tem muito poucas instruções. Resumem-se a ‘ADD’, ‘JMP’ e a operação aritmética ‘XOR’. Não há qualquer hipótese de usar um rato e um teclado para programar o CPU. Em vez disso, são usados quatro interruptores DIP.

No Japão, este kit custa 2500 ienes (cerca de 15 euros) e vem num saco de plástico com os 50 componentes e a placa onde devem ser montados. Também estão incluídas instruções de montagem em papel (que também podem ser descarregadas em PDF).

Sou director da PCGuia há alguns anos e gosto de tecnologia em todas as suas formas. Estou neste mundo muito por culpa da minha curiosidade quase insaciável e por ser um fã de ficção científica.
Exit mobile version