Microsoft Designer

Esta ferramenta de criação de conteúdos com inteligência artificial foi anunciada em Outubro de 2022 e serve para criar imagens, anúncios, infografias e publicações para redes sociais.

Por: Pedro Tróia
Tempo de leitura: 3 min

Esta ferramenta de criação de conteúdos com inteligência artificial foi anunciada em Outubro de 2022 e serve para criar imagens, anúncios, infografias e publicações para redes sociais.

O Microsoft Designer é uma ferramenta de design gráfico com ajuda de inteligência artificial que ajuda a criar facilmente, e em muito pouco, tempo todos os tipos de gráficos. Esta ferramenta funciona online e não obriga a que o utilizador tenha qualquer experiência de design – apenas é preciso descrever por palavras a ideia ao Microsoft Designer. Depois, a tecnologia de inteligência artificial interpreta o texto e cria o conteúdo pretendido.

Ponto de partida: modelo pré-definido ou folha em branco
Esta plataforma usa o modelo de inteligência artificial generativa DALL-E 3 para gerar designs a partir de descrições em texto. O site está em inglês, mas as descrições podem ser escritas em português. Quando entra na página (designer.microsoft.com), pode começar o seu design a partir de um modelo pré-definido ou de uma folha em branco. Pode também carregar uma imagem a partir do computador, smartphone ou do OneDrive, para personalizar mais o conteúdo que quiser criar. Podem ser usadas imagens, ícones e gráficos de todos os tipos. Também estão disponíveis ferramentas para desenhar formas e acrescentar texto com vários tipos de letra e estilos. É muito simples acrescentar ou remover elementos e a página dá sugestões (em inglês) para melhorar as suas criações.

Quando estiver satisfeito com a sua criação, pode descarregar a imagem para o computador ou publicá-la directamente nas redes sociais, a partir do Microsoft Designer. Até é possível criar designs em colaboração com outras pessoas.

Utilizações possíveis
Com o Microsoft Designer é possível criar publicações para as redes sociais (Facebook, X ou Instagram), apresentações (o Microsoft Designer tem um grande número de modelos e elementos de design, como vários tipos de gráficos que podem ser usados para criar diapositivos), infografias e newsletters.

Uma nota final: não tenha medo de experimentar estes serviços com inteligência artificial que funcionam através de descrições. A mudança de algumas palavras no pedido pode alterar completamente o design final e não há nada como testar expressões diferentes para explicar melhor à IA aquilo que queremos.

Sou director da PCGuia há alguns anos e gosto de tecnologia em todas as suas formas. Estou neste mundo muito por culpa da minha curiosidade quase insaciável e por ser um fã de ficção científica.
Exit mobile version