HP ZBook Firefly 14

Nem só de processadores Intel vivem as workstations portáteis. Um bom exemplo disso é o ZBook Firefly 14 G10 da HP, que tem um desempenho surpreendente.

Por: Pedro Tróia
Tempo de leitura: 4 min
4.2
Avaliação PCGuia
Site da HP

Em 2023, testámos quase trinta computadores portáteis de vários tipos e feitios – apenas um veio com um processador AMD, o ZBook Firefly 14. Por fora, esta máquina é um computador HP típico: cinzento-claro com as entradas de cada lado e com as aberturas de ventilação na base do ecrã, como é hábito nestes computadores mais finos e leves.
Por cima do ecrã de catorze polegadas está uma câmara compatível com o sistema de autenticação biométrica Windows Hello e, também como já é hábito nos computadores da HP, há uma portinhola para tapar a webcam.

É igual aos outros?
Por fora sim, mas é lá dentro que está a “magia” deste Firefly: um AMD Ryzen 9 Pro 7940H com oito núcleos que funcionam a 4 GHz, mas podem chegar a 5,2 GHz em modo boost. No processador está ainda uma GPU AMD Radeon 780 M com doze núcleos e uma velocidade máxima de 2800 MHz. Tal como acontece em todos os computadores com gráfica integrada, também neste Firefly a memória de sistema é partilhada entre o CPU e a GPU. Contudo, neste caso, memória é o que não falta: temos 64 GB DDR5.

Sleeper PC
Na gíria dos street racers, um ‘sleeper car’ é um automóvel que tem um mínimo de alterações exteriores, mas cujo motor foi optimizado ao máximo e, por isso, atinge velocidades muito superiores às de um mesmo modelo sem quaisquer alterações. É o que acontece com o ZBook Firefly 14. Por fora, parece um daqueles computadores que qualquer consultor podia levar para uma reunião formal com clientes, para apresentar folhas de cálculo e PowerPoints; mas, por dentro, está uma máquina que é muito mais rápida que parece.
Durante pouco tempo, o Firefly conseguiu obter e manter o recorde nas medições em 2023 para o nosso ranking de computadores portáteis para trabalho, até ser destronado por uma máquina da mesma classe, mas com um Core i9 de 13.ª geração. No entanto, este PC consegue ser muito rápido e, ao mesmo tempo, ter uma bateria que dura mais de dez horas (quase o dobro do i9, curiosamente).
Quando se usa o Firefly, tudo flui e a impressão é que se trata de uma máquina muito mais rápida. A qualidade da imagem é muito boa e as cores são moderadamente saturadas. Já o teclado é relativamente silencioso e confortável de usar.


Distribuidor: HP

Preço: €1599


Benchmarks

  • PCMark 10 Geral: 6874
  • PCMark 10 Produtividade: 9468
  • PCMark 10 Bateria: 672 minutos
  • 3D Mark Wildlife: 16760

Ficha Técnica

Processador: AMD Ryzen 7 Pro 7840HS
Memória: 32 GB DDR5-5600
Armazenamento: 1 TB PCIe Gen4 x4 NVMe
Placa Gráfica: Radeon Graphics
Ecrã: Painel: 14’’ WQXGA (2560 x1600), 500 nits, 120 Hz
Ligações: 2 x SuperSpeed USB Type-A 5Gbps, HDMI 2.0b, 2 x Thunderbolt 4 USB-C, jack 3,5 mm, Wi-Fi 6E, Bluetooth
Dimensões: 315,6 x 224,3 x 19,9 mm
Peso: 1,4 kg

Avaliação PCGuia
4.2
Medições 3.7
Experiência de Utilização 5
Qualidade/Preço 4
Sou director da PCGuia há alguns anos e gosto de tecnologia em todas as suas formas. Estou neste mundo muito por culpa da minha curiosidade quase insaciável e por ser um fã de ficção científica.
Exit mobile version