Guia de instalação do CasaOS

Mais que escolher entre instalar o CasaOS com recurso a virtualização ou a uma máquina dedicada, o importante é escolher uma boa base Linux. A nossa recomendação será Debian ou Ubuntu - escolhemos a primeira distro.

Por: André Paula
Tempo de leitura: 2 min

1 – Faça o download da ultima versão do Debian e siga o processo de instalação (pode ver um tutorial na PCGuia 332); e na ‘Selecção de Software,’ escolha apenas ‘SSH server’ e ‘Web server’.

2 – Aceda por ssh ao servidor Debian e adicione o novo utilizador, criado na instalação, ao grupo ‘sudoers’ como explicámos no mesmo artigo da edição 332: ssh user@ip (ex: ssh debian@192.168.50.167)

3 – Instale alguns pacotes importantes: apt install nano wget curl lsb-base lsb-release autoconf

 

4 – No computador, crie um par de chaves ssh (pública e privada) para que o acesso remoto seja feito sem password, usando o comando ssh-keygen -t ed25519 –C “casaos”. Depois, envie a chave pública para o servidor Debian com o comando ssh-copy-id -i ~/.ssh/id_ed25519.pub user@ip.

5 – Para aumentar a segurança, altere alguns parâmetros no ficheiro sshd_config, mas primeiro faça uma cópia do ficheiro original:

  • sudo cp /etc/ssh/sshd_config /etc/ssh/sshd_config.bak
  • sudo nano /etc/ssh/sshd_config
  • PermitRootLogin no: não permite root login
  • MaxAuthTries 3: número máximo de autenticações falhadas
  • PasswordAuthentication no: desabilita o acesso através de password
  • PermitEmptyPasswords no: desabilita o acesso sem password
  • ClientAliveInterval 300: cinco minutos de tempo de inatividade
  • X11Forwarding no: bloqueia o acesso remoto através de apps gráficas

Se quiser ter mais segurança, poderá mudar a porta 22 de acesso ssh para outra, mas lembre-se de que terá de alterar as permissões no nftables ou, então, instalar uma firewall como a ufw. Também especificar os ips de acesso em /etc/hosts.allow.

6 – Instale o CasaOS: curl -fsSL https://get.casaos.io | sudo bash

7 – Através de um browser, entre nas configurações do CasaOS: coloque o IP do servidor Debian, seguido da porta 81 (ex: http://192.168.50.167:81) e defina um utilizador e senha. O restante, consideramos ser intuitivo o suficiente para explorar.

Seguir:
Estar sempre actualizado com as novidades tecnológicas é para mim importante, em especial com tudo o que esteja relacionado com open source, linux e software livre, por isso tenho um podcast e escrevo sobre estes temas.
Exit mobile version