FreeClip, os novos auscultadores da Huawei com um formato fora do normal

Os auscultadores FreeClip da Huawei têm um formato original que aperta a orelha em vez de se prenderem pela parte de cima como é habitual nestes dispositivos.

Por: Pedro Tróia
Tempo de leitura: 4 min

A Huawei acaba de apresentar os Huawei FreeClip, o primeiro dispositivo de áudio True Wireless Stereo (TWS) open-ear da marca. Estes auscultadores têm um formato inovador, que se assemelha a um ‘ear cuff’ e uma tecnologia de reconhecimento inteligente do ouvido. O novo produto da marca foi apresentado no Dubai, num evento que teve como mote ‘Creation of Beauty’.

Inspirados no conceito ‘Moda na Vanguarda’ da Huawei, os FreeClip foram concebidos para serem leves, confortáveis e resistentes, estão disponíveis em duas cores – preto e roxo –, e cada auricular pesa apenas 5,6 gr. Segundo fabricante, quando são usados com o estojo de carregamento, oferecem até 36 horas de utilização. O publico alvo dos FreeClip são pessoas que praticam desportos ao ar livre com frequência ou está constantemente a alternar entre chamadas online e conversas no escritório.

O design dos Huawei FreeClip nasceu a partir de mais de dez mil dados globais de ouvidos humanos, que possibilitou desenvolver as três modos de características: o Comfort Bean, a Acoustic Ball e o C-Bridge Design.

O Confort Bean utiliza um formato ergonómico em forma de feijão que se molda às diferentes curvaturas do ouvido humano. Por sua vez, a Acoustic Ball foi concebida com base nas formas do ouvido de diversos utilizadores para obter um tamanho ideal. Já o C-Bridge Design, que conecta as duas partes, possui um sensor adaptativo que reconhece e ajusta a força do mecanismo de fixação, reduzindo a tensão na cartilagem do ouvido do utilizador. Os Huawei FreeClip contam com a classificação IP54 para resistência à água e ao suor. Isto faz com que os auriculares possam ser utilizados durante actividades físicas.

No que toca à reprodução de áudio, os Huawei FreeClip incluem duas tecnologias: o duplo circuito magnético de bobina móvel de alta sensibilidade e o sistema de ondas sonoras invertidas, que actuam em conjunto para melhorar a nitidez do áudio e evitar fugas de som.

De acordo com a Huawei, o driver de alta sensibilidade com íman duplo assegura uma reprodução de som potente e garante que as nuances da música são ouvidas com nitidez. Por sua vez, o sistema de ondas sonoras invertidas permite aos utilizadores desfrutar de um ajuste inteligente do volume, ao mesmo tempo que cancela subtilmente as ondas sonoras. Desta forma, ajuda a criar uma experiência de áudio imersiva e, simultaneamente, reduz a fuga de som.

Um desafio comum dos auriculares TWS é a difícil distinção entre os auriculares esquerdo e direito. De forma a ultrapassar esta questão, os Huawei FreeClip introduzem a tecnologia Smart Wear Detection , que detecta e adapta instantaneamente o auricular ao ouvido esquerdo e direito. Assim, os utilizadores podem usar os auscultadores, sem a preocupação de escolher o auricular correcto para cada ouvido. Além disso, suportam o Audio Sharing , um sistema que possibilita a ligação de dois Huawei FreeClip a um único dispositivo. Desta forma, dois a quatro utilizadores podem partilhar áudio para ouvir música ou participar em reuniões.

Relativamente à autonomia, a Huawei diz que os auriculares asseguram até 8 horas de reprodução de música e 5 horas de chamadas. Com o estojo de carregamento, a reprodução de música alcança 36 horas de autonomia e 20 horas de tempo de chamadas. Suportam ainda a funcionalidade de carregamento rápido, que possibilita 3 horas de autonomia com apenas 10 minutos de carregamento.

Os FreeClip já podem ser encomendados no site da Huawei, vão custar 199,90 euros e vão estar disponíveis a partir de Janeiro.

Sou director da PCGuia há alguns anos e gosto de tecnologia em todas as suas formas. Estou neste mundo muito por culpa da minha curiosidade quase insaciável e por ser um fã de ficção científica.
Exit mobile version