Asus Vivobook Pro 16X OLED

Os computadores para trabalhar têm de ser cinzentos e enfadonhos? A Asus acha que não e este Vivobook 16X OLED é prova disso mesmo.

Por: Pedro Tróia
Tempo de leitura: 4 min
4.5 Recomendado
Avaliação PCGuia
Site da Asus

O Vivobook Pro 16X é um computador que a Asus criou de propósito para quem precisa de um computador para trabalhar, principalmente em gráficos e edição de vídeo, onde quer que esteja. Este portátil tem uma gráfica Nvidia RTX 4060, um CPU Core i9 de 13ª geração, acompanhado de 32 GB de memória RAM DDR5 – ou seja, a Asus não fez grandes compromissos no que toca a hardware. Já o ecrã tem uma taxa de actualização máxima de 120 Hz, o que permite jogar confortavelmente nos intervalos do trabalho.

Ainda bem que não é fino e leve
Este portátil Asus não é das máquinas mais finas e leves que já testámos, mas, no contexto do hardware descrito acima, ainda bem que é assim. Digo isto porque, quanto mais poderoso for o hardware, maior é a necessidade de ter um sistema de refrigeração mais eficaz: isto só se consegue com espaço para instalar dissipadores de maiores dimensões. Neste caso, o dissipador de calor está ligado a quatro aberturas no chassis e é ajudado por duas ventoinhas. Tudo isto leva a que o peso do computador chegue a quase dois quilos – e ainda temos a fonte de alimentação, que é enorme e pesada. Em alternativa, pode ser adquirido um transformador USB-C para alimentar o Vivobook Pro 16X; no entanto, devido à limitação de potência destas portas, o desempenho será menor. Contudo, ganha-se em facilidade de transporte.

Aspecto furtivo
O chassis é todo em metal preto com acabamento baço, o que, apesar das dimensões, lhe dá um aspecto agressivo semelhante a um caça furtivo. O teclado tem um design fora do vulgar para uma máquina de trabalho – é completo (inclui um teclado numérico à direita), retro-iluminado e tem teclas cinzentas à esquerda e à direita; já a tecla ‘Esc’, é laranja. O trackpad tem uma funcionalidade interessante, além de controlar o apontador do rato: a Asus DialPad, que permite controlar com precisão a selecção e edição de conteúdos.

Desempenho bombástico
Com excepção dos testes de bateria (como seria de esperar), o conjunto Core i9 com a RTX 4060 e os 32 GB de RAM DDR5 fez com que o Vivobook Pro 16X OLED ultrapassasse todos os resultados obtidos pelos computadores deste tipo que passaram pela PCGuia, este ano. O interessante é que o consegue fazer sem ser demasiadamente barulhento, graças ao sistema de refrigeração mais eficaz.
Uma última nota para o ecrã: se quiser uma máquina destas para edição de vídeo ou de imagem, tem mesmo de o calibrar, uma vez que os OLED têm tendência de saturar muito as cores, o que pode resultar num produto final com cores algo irreais.


Distribuidor: Asus

Preço: €2199,99


Benchmarks

  • PCMark 10 Produtividade: 10251
  • PCMark 10 Geral: 7398
  • PCMark 10 Bateria: 360 minutos
  • 3D Mark Wildlife: 47568

Ficha Técnica

Processador: Intel Core i9-13980HX a 2,2 GHz
Memória: 32 GB DDR5
Armazenamento: 1 TB SSD NVMe
Placa Gráfica: Nvidia GeForce RTX 4060 Laptop 8GB GDDR6, Intel Iris Xe
Ecrã: OLED 16 polegadas (3200 x 2000) a 120 Hz
Ligações: 2 x USB-A, 2 x Thunderbolt 4, HDMI 2.1, jack 3,5 mm, RJ45 Gigabit Ethernet, Wi-Fi, leitor de cartões SD
Dimensões: 355 x 249 x 21,9 mm
Peso: 1,9 kg


Avaliação PCGuia
Recomendado 4.5
Medições 3.9
Experiência de Utilização 5
Qualidade/Preço 4.5
Sou director da PCGuia há alguns anos e gosto de tecnologia em todas as suas formas. Estou neste mundo muito por culpa da minha curiosidade quase insaciável e por ser um fã de ficção científica.
Exit mobile version