A Apple está a testar uma nova funcionalidade de segurança para dificultar a vida aos ladrões de iPhones

Com a funcionalidade Stolen Device Protection, a Apple quer dificultar o roubo de informação pessoal nos dispositivos iOS.

Por: Pedro Tróia
Tempo de leitura: 2 min

A Apple acrescentou uma nova funcionalidade de segurança à mais recente versão de testes beta do iOS 17.3 que tem o objectivo de manter os ladrões de iPhones longe dos dados pessoais que possam estar guardados nos dispositivos. Quando a nova funcionalidade ‘Stolen Device Protection’ está ligada, o dispositivo obriga o utilizador a usar o Face ID ou o Touch ID para aceder a determinadas funcionalidades do dispositivo.

No início deste ano, surgiram notícias que indicavam que quem soubesse o código PIN de um dispositivo iOS roubado podia aceder a toda a informação pessoal que estivesse no dispositivo, como informação bancária, email ou passwords. Na prática, era possível roubar a identidade da vítima.

Para combater este problema, a Apple está a testar a funcionalidade ‘Stolen Device Protection’ que pede ao utilizador que use as funcionalidades de autenticação Face ID ou Touch ID para conseguir aceder às informações pessoais, como passwords e passkeys, que estejam guardadas no telefone ou levar a cabo algumas tarefas como pedir um Apple Card, desligar o modo de dispositivo perdido entre outras funcionalidades. Com esta funcionalidade ligada, mesmo que se consiga usar os métodos de autenticação exigidos pela funcionalidade, o utilizador tem sempre de esperar uma hora para voltar a autenticar-se. No entanto, se o dispositivo detectar que está num local conhecido, como a casa ou local de trabalho do dono, o período de espera é eliminado.

Etiquetas:
Sou director da PCGuia há alguns anos e gosto de tecnologia em todas as suas formas. Estou neste mundo muito por culpa da minha curiosidade quase insaciável e por ser um fã de ficção científica.
Exit mobile version