Philips Evnia 42M2N8900

O principal problema deste monitor chama-se ‘TV’.

Por: Pedro Tróia
Tempo de leitura: 3 min
4.2
Avaliação PCGuia
Site da Philips

Este monitor da Philips com ecrã 4K OLED de 41,5 polegadas não foi criado para ser usado com um PC (quero dizer, pode ser usado assim, mas o computador tem de estar a pelo menos dois metros), mas sim com a PS5 ou a Xbox Series X, que são capazes de chegar a taxas de actualização e resoluções mais altas que as da geração anterior.

O design dos Evnia é diferente do dos monitores pensados para PC: o suporte é branco, contrastando com o preto e cinzento tradicional da Philips. Mas o ADN da marca está todo lá: o sistema de montagem, os controlos e as ligações são, em tudo, semelhantes a outros monitores Philips. Uma das diferenças em relação a estes, está na forma de interacção: apesar de trazer o habitual joystick na parte de trás para navegar pelos menus, e pelo facto de ser usado relativamente longe do utilizador, temos um comando por infravermelhos, muito semelhante ao que se encontra nas TV e que facilita muito a utilização.

Em relação à imagem, os ecrãs OLED têm tendência de saturar mais as cores que os LCD – neste, Evnia isto não é uma excepção. As cores são muito vivas e não se nota qualquer arrastamento, mesmo em situações em que a imagem em movimento é mais rápida. Para se conseguirem cores mais realistas há que afinar o painel ou a fonte, principalmente quando se está a usar o monitor para outra coisa sem ser jogar. Quanto ao som, se estiver a jogar (ou fazer qualquer outra coisa), mais vale a pena usar auscultadores. Por fim, este monitor inclui a funcionalidade Ambiglow que ilumina a parte de trás na tonalidade de cor predominante na imagem que está no ecrã, tudo para melhorar a imersão.


Distribuidor: Philips

Preço: €1699


Ficha Técnica

Ecrã: 41,5 polegadas OLED
Tempo de resposta: 0,1 ms
Taxa de actualização: 138 Hz
Resolução máxima: 3840 x 2160
Ligações: 2 x HDMI 2.1, DisplayPort 1.4, USB-C, 5 x USB 3.0
Dimensões: 932 x 689 x 359 mm

Avaliação PCGuia
4.2
Qualidade de imagem 5
Experiência de Utilização 4.7
Qualidade/Preço 3
Sou director da PCGuia há alguns anos e gosto de tecnologia em todas as suas formas. Estou neste mundo muito por culpa da minha curiosidade quase insaciável e por ser um fã de ficção científica.
Exit mobile version