Asus ProArt GeForce RTX 4070 Ti OC Edition

A ProArt é a linha da Asus dedicada aos criadores de conteúdos. Começou pelos computadores e monitores, mas também tem motherboards e placas gráficas, como esta GeForce RTX 4070 Ti OC Edition.

Por: Pedro Tróia
Tempo de leitura: 4 min
4.5
Avaliação PCGuia
Site da Asus

As placas gráficas RTX 40 da Nvidia foram lançadas há cerca de dez meses e tiverem alguns problemas: inicialmente, eram muito escassas, as novas tomadas de energia destas placas derreteram e algumas mudaram de nome. Mas o que é certo é que as RTX 40 da Nvidia são um salto bastante grande em relação às placas da série 30, com mais capacidade de processamento e com o novo DLSS 3, que promete muito mais velocidade de actualização do ecrã, principalmente quando se usa ray trace.

Não há LED para ninguém
A Asus ProArt GeForce RTX 4070 Ti OC Edition é uma gráfica que não tem aquele aspecto industrial/futurista de outros modelos. O suporte das ventoinhas é em metal preto com um acabamento baço que envolve as três ventoinhas. Uma das coisas de que mais gostei nesta gráfica foi o facto de não haver LED em lado algum – nem um.

Tal como todas as gráficas da série 40 da Nvidia, também esta usa o conector 12VHPWR – se não tiver uma fonte de alimentação com uma destas fichas, há um adaptador na caixa da gráfica. Tem apenas de se lembrar de uma coisa: é preciso que a ficha fique bem ligada, para não derreter quando está em situações de carga máxima.

Ventoinhas com vida própria
Por falar em “carga máxima”, a coisa de que menos gostei nesta gráfica foi do sistema de refrigeração. O problema é que as ventoinhas entram em modo de carga máxima, mesmo quando a gráfica está apenas a mostrar o desktop do sistema operativo, tornando-a bastante barulhenta. Não foi instalado qualquer software (além dos drivers da Nvidia) nem foi feito overclocking, para lá do que vem de origem. O overclocking de fábrica que a Asus fez a esta gráfica resume-se ao modo ‘Boost’, que passa dos 2610 para os 2730 MHz, o que corresponde a um aumento de 5% na velocidade do relógio.

A questão do ruído é menos importante quando se está a jogar: quase que não se dá pelo barulho quando se está no meio de uma partida de Call of Duty ou a voar entre as estrelas, em Elite Dangerous. Ainda assim, se parar o computador, vai parecer que tem um 747 prestes a levantar voo.

Nos testes, a ProArt GeForce RTX 4070 conseguiu resultados um pouco melhores que uma 4070 Ti “de série”, principalmente nos de desempenho, em jogos. Nos sintéticos, notam-se melhorias, mas nada de muito significativo.


Distribuidor: Asus

Preço: €1010


Benchmarks

  • 3D Mark Fire Strike: 41870
  • 3D Mark TimeSpy: 21680
  • FarCry 6 (1080p Ultra): 132 fps
  • Shadow of Tomb Raider (1080p Highest DX12): 285 fps

Ficha Técnica

GPU: Geforce 4070 Ti AD104
Núcleos CUDA: 7680
Velocidade de relógio: 2760 MHz
Interface: PCI Express 4
Memória: 12 GB GDDR6X
Velocidade da memória: 21 Gbps
Largura de banda da interface de memória: 192 bits
Resolução máxima: 7680 x 4320
Entradas: HDMI 2.1a, 3 x DisplayPort 1.4a

Avaliação PCGuia
4.5
Medições 4.4
Construção 5
Qualidade/Preço 4
Sou director da PCGuia há alguns anos e gosto de tecnologia em todas as suas formas. Estou neste mundo muito por culpa da minha curiosidade quase insaciável e por ser um fã de ficção científica.
Exit mobile version