Microsoft pode apresentar o seu chip para IA ainda este ano

A edição de 2023 da conferência Ignite pode ser o palco de apresentação do primeiro chip da Microsoft para inteligência artificial.

Por: Pedro Tróia
Tempo de leitura: 2 min
Imagem criada com Bing Image Creator

A edição de 2023 da Ignite, a conferência para programadores das plataformas da Microsoft, está para breve e pode vir a ser o palco para a apresentação do primeiro chip para inteligência artificial desenhado pela empresa de Redmond.

A Ignite 2023 vai decorrer em Redmond de 14 a 17 de Novembro e inclui uma sessão interactiva dedicada aos mais recentes avanços e tecnologias relacionados com inteligência artificial. Desde que foi anunciado o investimento da Microsoft na OpenAI, a empresa responsável pelo famoso bot ChatGPT, a Microsoft tem vindo a focar-se cada vez mais na inteligência artificial com anúncios e lançamento de novos produtos e funcionalidades baseados nesta tecnologia.

Recentemente, o site The Information publicou uma notícia que indica que a Microsoft pode aproveitar a Ignite 2023 para apresentar o seu próprio chip para aceleração de tarefas relacionadas com IA.

Segundo esta notícia, o novo chip pode vir a ser usado nos data centers da empresa para reduzir a dependência que a Microsoft tem no hardware para IA fabricado pela Nvidia. Por outro lado, com o grande crescimento da oferta de serviços de inteligência artificial, a Nvidia está a ter cada vez mais dificuldade em fabricar a quantidade necessária de chips para satisfazer a procura, o que pode impedir, ou atrasar, o crescimento da Microsoft neste campo.

Por isso, a empresa decidiu investir no desenvolvimento e fabrico de um chip próprio para IA. Isto não quer dizer que a Microsoft deixe de comprar chips à Nvidia, mas permite proteger-se mais da falta de chips. O novo processador da Microsoft também pode servir para abrir oportunidades de negócio porque, se estiver à altura, pode vir a ter procura por outras empresas que estejam no mercado da IA.

Etiquetas:
Sou director da PCGuia há alguns anos e gosto de tecnologia em todas as suas formas. Estou neste mundo muito por culpa da minha curiosidade quase insaciável e por ser um fã de ficção científica.
Exit mobile version