JBOD Virtual: uma forma de aproveitar espaço disponível em vários NAS

Tudo sobre o Virtual JBOD da QNAP, a tecnologia que permite acrescentar espaço de armazenamento a um NAS usando outras unidades NAS.

Por: Pedro Tróia
Tempo de leitura: 4 min
Aproveite o espaço desaproveitado nos NAS da rede com JBOD Virtual

A maioria parte dos utilizadores que instalam um NAS em casa ou no escritório fazem-nos com sistemas de vários discos em RAID, de forma a proteger melhor a sua informação. RAID, já sabemos, significa “Redundant Array of Independent [por vezes também Inexpensive] Disks”, que é como quem diz, numa tradução livre, conjunto redundantes de discos independentes (ou baratos).

Não existe propriamente um antónimo de RAID, mas a sigla JBOD poderá ser um bom candidato. Por oposição a RAID, JBOD significa… “Just a Bunch of Disks”, que é como quem diz, Só um Monte de Discos. Num NAS com vários discos em JBOD o que temos é a capacidade de cada disco poder ser usada de forma independente, tal como aconteceria num computador com mais do que um disco.

Aqui não beneficiamos da protecção da matriz RAID, onde dois ou mais discos podem ser usados para guardar dados de forma redundante, mas há cenários em que poderá fazer sentido esse tipo de utilização. Por exemplo, se possuirmos vários discos de diferentes capacidades, tipos e fabricantes que não possamos colocar em RAID e queiramos aproveitar para usar num NAS.

JBOD Virtual

A QNAP propõe agora algo um pouco diferente, designado VJBOD, ou JBOD Virtual, e a funcionalidade oferecida, apesar do nome, pode até ser bem mais interessante do que o JBOD “normal”.

Imagem – QNAP

A ideia é simples: usar num determinado NAS a capacidade disponível, e que não esteja a ser usada, de outros NAS na rede – idealmente, NAS com discos em RAID, o que oferece uma garantia de protecção dos dados superior ao que iria acontecer se estivéssemos só a usar um sistema JBOD local.

Isto funciona para redes onde estejam mais do que uma unidade de NAS da QNAP – até um máximo de oito, além daquela onde irá ser montado o VJBOD – e tira partido de uma app grátis incluída de raiz nos NAS da marca de Taiwan.

O principal requisito é que a rede em causa seja, no mínimo, gigabit Ethernet, mas quanto mais rápida, melhor, claro. O sistema também suporta a utilização de múltiplas portas de rede, com configuração de “port trunking” – embora para isso seja necessário possuir um switch “Layer 2” com essa funcionalidade. O VJBOD suporta qualquer NAS QNAP com sistema operativo QTS 4.2.2 ou superior (a versão mais recente é a 5.0) e com espaço disponível de, pelo menos, 154 GB.

Uma vez configurado, o JBOD surgirá no nosso NAS como mais um volume de armazenamento “local” disponível para armazenamento de dados, embora esteja na realidade a utilizar o espaço que está num ou mais NAS da mesma rede.

A descrição desta funcionalidade pode ser encontrada aqui. A QNAP tem um tutorial no site e um tutorial em vídeo que pode ver acima.

Sou director da PCGuia há alguns anos e gosto de tecnologia em todas as suas formas. Estou neste mundo muito por culpa da minha curiosidade quase insaciável e por ser um fã de ficção científica.
Exit mobile version