Já pode refrigerar a PlayStation 5 com líquido, mas não fica barato

A EKWB lançou um sistema de refrigeração a líquido feito de propósito para a PlayStation 5 que obriga a instalar o hardware todo da consola numa caixa microATX.

Por: Pedro Tróia
Tempo de leitura: 3 min
How To Water Cool a PlayStation 5 With EK CoolingStation | Installation & Disassembly Guide

A EKWB, é uma empresa conhecida pelos sistemas de refrigeração para motherboards, usados principalmente em máquinas topo de gama. Agora, chegou a vez da PlayStation 5 receber um destes sistemas, pensado para tornar as consolas da Sony mais silenciosas e manter os componentes a temperaturas mais baixas.

O EK-Quantum X Cooling Station Monoblock for PS5 da EKWB é um sistema de refrigeração para utilizadores entusiastas que requer a desmontagem completa da PlayStation e a instalação da motherboard e outros componentes da consola numa caixa de PC mATX (micro ATX).

O EK-Quantum consegue cobrir todos os componentes da PlayStation 5, incluindo o system-on-a-chip Ryzen e GPU Radeon, ambos fabricados pela AMD, o módulo de regulação de voltagem (VRM) do processador, os 16 GB de memória GDDR6, os controladores e o SSD. Para além de ser necessário desmontar a consola, as más notícias não acabam aqui, porque, se tiver um SSD M.2 na PlayStation 5 há a hipótese de que não seja compatível com o EK-Quantum. Para melhorar o contacto entre os componentes e o bloco, a EKWB recomenda a utilização de pasta térmica no SoC e pads térmicos nos outros componentes.

A EKWB não forneceu informação acerca de como este sistema de refrigeração afecta as temperaturas de funcionamento dos componentes da PlayStation 5 em relação à solução que a Sony instala de fábrica na consola.

Imagem EKWB

O EK-QuantumX CoolingStation Monoblock for PS5 é muito semelhante aos que a EKWB vende para PC. Tem dois conectores G1 de 4 polegadas para permitir a integração num circuito de refrigeração liquida, precisa que seja instalada uma bomba para fazer circular o líquido de refrigeração, de um radiador e ventoinhas para expelir o calor e de tubos de ligação, tudo vendido à parte. Na prática, o que o utilizador está a construir é um PC microATX com uma PlayStation 5.

Para simplificar a EKWB tem uma placa de circuito impresso que converte a ficha de alimentação de 2 pinos da PlayStation em duas ligações de 8 pinos PCIe. Isto quer dizer que também é necessário montar uma fonte de alimentação ATX para fazer funcionar tudo.

Tudo isto não é muito barato. o EK-QuantumX CoolingStation Monoblock for PS5 custa 465 euros e pode ser encomendado agora, com as primeiras entregas a serem feitas em Novembro.

Sou director da PCGuia há alguns anos e gosto de tecnologia em todas as suas formas. Estou neste mundo muito por culpa da minha curiosidade quase insaciável e por ser um fã de ficção científica.
Exit mobile version