Basta um único comando para poder instalar o Windows 11 em qualquer computador com Windows 10

Quer usar o Windows 11, mas não é possível porque o PC não cumpre os requisitos mínimos? Basta um comando para poder começar a usar o novo sistema operativo.

Por: Pedro Tróia
Tempo de leitura: 3 min

Uma das razões para a aparente lentidão na adopção do Windows 11 são os requisitos mínimos que impedem que seja instalado em computadores mais antigos. Para além dos requisitos mínimos para os processadores, a Microsoft também obriga a que os PC tenham um chip TPM 2.0 o que reduz ainda mais o número de máquinas em que pode ser instalado.

Embora já tenham sido encontradas formas mais ou menos oficial de ultrapassar alguns dos requisitos de instalação do Windows 11 em computadores que, supostamente, os cumprem, foi descoberto um truque que possibilita a instalação sem recurso a ferramentas de terceiros ou de alterações ao sistema. Este truque foi descoberto há mais de um ano por um utilizador que o publicou num fórum vietnamita, mas passou relativamente despercebido.

Agora, voltou a vir à superfície pela mão de um utilizador do Twitter chamado Bob Pony. O truque é o seguinte:

Basta adicionar ‘/product server’ ao programa de instalação do Windows 11 ‘setup.exe’.

O comando fica assim:

setup.exe /product server


É preciso salientar que apesar de este método funcionar praticamente em qualquer PC que possa usar o Windows 10, algumas funcionalidades podem não estar disponíveis, principalmente em aplicações e funcionalidades que precisem de usar o chip TPM 2.0.

O Windows 11 tem sido geralmente bem recebido pelos utilizadores, mas a adopção do novo sistema tem sido lenta. Dois anos após o lançamento, o novo sistema operativo ainda não conseguiu chegar às quotas de mercado do Windows 10. De acordo com os valores publicados no site Statcounter, o Windows 11 está a funcionar em 23 por cento dos PC em todo o mundo e o Windows 10 está em 71 por cento.

Etiquetas:
Sou director da PCGuia há alguns anos e gosto de tecnologia em todas as suas formas. Estou neste mundo muito por culpa da minha curiosidade quase insaciável e por ser um fã de ficção científica.
Exit mobile version