Spotify vai usar inteligência artificial para traduzir podcasts

O Spotify vai usar inteligência artificial para traduzir podcasts sem perder a entoação e estilos dos apresentadores.

Por: Pedro Tróia
Tempo de leitura: 2 min
Imagem - Spotify

O Spotify anunciou ontem que vai começar a testar uma nova funcionalidade que usa inteligência artificial para traduzir podcasts. O mais importante é que não será usada uma voz sintetizada qualquer, mas a voz do apresentador a falar numa outra língua.

A empresa diz que esta funcionalidade usa tecnologia desenvolvida pela OpenAI, que anunciou recentemente que o ChatGPT vai ter a capacidade de reconhecer e sintetizar voz. O anúncio publicado pelo Spotify diz:

“Esta ferramenta, desenvolvida pelo Spotify, usa as inovações mais recentes, uma delas é a tecnologia de geração de voz da OpenAI, que servirá para igualar o estilo de fala do apresentador para se conseguir uma experiência de audição mais autêntica, que soa mais natural que uma dobragem da fala noutra língua. Um episódio de um podcast gravado em inglês pode agora ser ouvido noutra língua, mantendo as características da fala dos apresentadores.”

Neste momento, a nova tecnologia está a ser aplicada de uma forma gradual aos podcasts mais populares nos Estados Unidos. A empresa diz que alguns dos podcasters mais conhecidos trabalharam com o Spotify para usar as suas vozes nesta funcionalidade. Para já, as traduções funcionam de inglês para espanhol, francês e alemão em alguns episódios já gravados e episódios futuros.

A funcionalidade está disponível na aplicação para dispositivos móveis ou na web, através da página Voice Tranlations Hub do site do Spotify, onde estão disponíveis três episódios. No futuro serão adicionados mais, incluindo alguns episódios do podcast de Trevor Noah, o antigo apresentado do programa Daily Show do canal Comedy Central.

Etiquetas:
Sou director da PCGuia há alguns anos e gosto de tecnologia em todas as suas formas. Estou neste mundo muito por culpa da minha curiosidade quase insaciável e por ser um fã de ficção científica.
Exit mobile version