Samsung Galaxy Z Flip 5

O novo dobrável de pequenas dimensões da Samsung acabou de chegar - será que é melhor que o do ano passado?

Por: Pedro Tróia
Tempo de leitura: 4 min
4
Avaliação PCGuia
Site da Samsung

A Samsung continua a aposta nos smartphones com ecrã dobrável, desta vez com um nome: na prática, devia chamar-se Flip 4, porque a Samsung lançou duas versões do Z Flip original, uma 4G e, mais tarde, uma 5G. O novo Z Flip 5 é quase um clone do Z Flip 4 e digo ‘quase’, porque tem quatro diferenças em relação ao modelo anterior: duas visíveis e duas invisíveis (mas percepcionáveis).

O que muda?
Começando pelas visíveis, a Samsung aumentou o ecrã exterior para 3,4 polegadas e, agora, ocupa quase a totalidade de secção exterior onde estão as câmaras. Pode dizer-se que esta alteração aumenta muito a “qualidade de vida” dos utilizadores, pois permite uma utilização do smartphone sem ter de estar sempre a abri-lo. A segunda é a dobradiça: neste modelo, permite que as duas secções fiquem exactamente paralelas quando o telefone está dobrado. No geral, o Z Flip 5 dá a impressão de que está mais sólido e mais bem construído que o anterior.

As diferenças invisíveis são a utilização do SoC Snapdragon 8 Gen 2 (bastante mais poderoso que o Gen 1 do Z Flip 4) e da GPU Adreno 740 – ambas as mudanças oferecem mais desempenho que os componentes do modelo anterior. De resto, tudo é igual: o ecrã principal, as câmaras, o peso e as dimensões.

Ecrã maior
A estrela deste Z Flip 5 é o ecrã exterior, onde podemos usar várias aplicações sem ter de abrir o ecrã principal – isto é particularmente útil em situações de pressa, quando se recebe uma notificação a que se tem de responder rapidamente. Este ecrã permite escrever mensagens com uma versão mais reduzida do teclado, mas mesmo apenas para desenrascar, já que a dimensão reduzida das teclas aumenta o potencial para se cometerem erros. Ainda assim, é um ponto muito forte no que toca à usabilidade.

Sinais de fraqueza
Como disse anteriormente, o Z Flip 5 é o Z Flip 4 com algumas alterações, mas, infelizmente, uma das coisas que não foram alteradas pela Samsung foi a capacidade da bateria. E este é um dos pontos fracos deste smartphone: aliás, segundo as nossas medições, a autonomia do Z Flip 5 é de menos de uma hora em relação à do Z Flip 4, talvez por culpa de ter um processador um pouco mais potente.


Distribuidor: Samsung

Preço: €1299


Benchmarks

  • AnTuTu: 1 097 572
  • 3D Mark Wild Life: 14 464
  • GeekBench 6 Single CPU: 1977
  • GeekBench 6 Multi CPU: 5123
  • GeekBench 6 OpenCL: 3538
  • PCMark Work 3.0: 15 850
  • PCMark Work 3.0 Battery: 659 minutos

Ficha Técnica

Processador: Qualcomm Snapdragon 8 Gen 2 (8 núcleos)
Memória: 8 GB
Armazenamento: 256 GB
Câmaras: 12 MP Grande angular, 12 MP ultra grande angular
Ecrã interno: AMOLED 6,7 polegadas 1080 x 2640 a 120 Hz
Ecrã externo: AMOLED 3,4 polegadas, 720 x 748
Bateria: 3700 mAh
Dimensões: 85,1 x 71,9 x 15,1 mm (dobrado), 165,1 x 71,9 x 6,9 mm (aberto)
Peso: 187 gr

Avaliação PCGuia
4
Medições 3.2
Experiência de Utilização 4.8
Qualidade/Preço 4
Sou director da PCGuia há alguns anos e gosto de tecnologia em todas as suas formas. Estou neste mundo muito por culpa da minha curiosidade quase insaciável e por ser um fã de ficção científica.
Exit mobile version