Polaroid mantém a fotografia instantânea analógica viva com uma nova câmara topo de gama

A Polaroid I-2 é uma nova máquina fotográfica analógica, mas cheia de tecnologia, que quer manter viva a tradição das fotos analógicas instantâneas em papel.

Por: Pedro Tróia
Tempo de leitura: 3 min
The Story behind the Polaroid I-2 Instant Camera

Num mundo em que as máquinas fotográficas dedicadas (digitais e analógicas) estão a desaparecer, ou a serem empurradas para os nichos dos entusiastas e profissionais da fotografia, a Polaroid quer voltar a ser um nome importante no mercado da fotografia analógica com o lançamento de uma nova máquina fotográfica de gama alta, denominada Polaroid I-2. Apesar de ter alma analógica, esta máquina fotográfica está cheia de tecnologias actuais, como um sistema de autofoco contínuo com três lentes, um sensor LiDAR e Bluetooth.

Para quem se lembra, as máquinas fotográficas da Polaroid foram as primeiras a incluírem uma forma de tirar uma foto e ver o resultado, pouco tempo depois. Tudo sem ter de enviar o rolo de filme para um laboratório para ser revelado e para passar as fotos para papel. As máquinas digitais, e depois os smartphones, roubaram a magia da Polaroid e a empresa faliu em 2001, ao fim de 61 anos de actividade. Depois da falência, os activos da Polaroid foram vendidos e foi criada uma nova empresa, com o mesmo nome, que também faliu em 2008.

Em 2017, a propriedade intelectual da Polaroid foi comprada pelo maior accionista do Impossible Project, uma empresa criada para a produção e comercialização de novos rolos para os milhões de máquinas Polaroid que ainda eram usadas em todo o mundo.

Imagem – PolaroidA nova máquina fotográfica Polaroid I-2, tira partido do sistema de autofoco e do LiDAR (Light Detection and Ranging), para obter uma focagem precisa. Esta é também a primeira câmara da Polaroid a incluir controlos manuais para parâmetros como: a velocidade de obturação e abertura. Tem ainda seis modos de fotografia predefinidos. Tudo isto para, segundo a empresa, dar ao utilizador o máximo de liberdade criativa possível. Esta nova câmara, tem um viewfinder que mostra as definições da câmara e um ecrã OLED externo para o utilizador poder ver o que está a fotografar sem ter de olhar pelo viewfinder. A lente da I-2 é compatível com filtros de 49 mm.

A I-2 permite a ligação a dispositivos móveis por Bluetooth e está disponível uma app, que permite actualizar o firmware da câmara e usar o dispositivo como comando à distância para a máquina fotográfica.

A nova Polaroid I-2 está disponível para compra através do site da empresa. O preço começa nos 699,99 euros, e inclui um conjunto de rolos composto por filmes Color I-Type, B&W I-Type e Color I-Type Double Pack Summer Edition.

Para além da I-2, a Polaroid também vende a Polaroid Now e a Polaroid Go, mais baratas, e que oferecem uma experiência da utilização semelhante à das máquinas Polaroid originais.

Sou director da PCGuia há alguns anos e gosto de tecnologia em todas as suas formas. Estou neste mundo muito por culpa da minha curiosidade quase insaciável e por ser um fã de ficção científica.
Exit mobile version