Microsoft Copilot chega ao Windows 11 a 26 de Setembro

Para além do CoPilot, a próxima actualização do Windows, que começa a ser distribuída a 26 de Setembro tem mais 100 funcionalidades novas.

Por: Pedro Tróia
Tempo de leitura: 5 min
Imagem - Microsoft

A Microsoft anunciou hoje que a próxima actualização para o Windows 11, que começa a ser distribuída a 26 de Setembro, irá adicionar o sistema de assistência ao utilizador com inteligência artificial CoPilot ao sistema operativo. O Microsoft Copilot incorpora o contexto e inteligência da Web, dados de trabalho e o que o utilizador estiver a fazer num dado momento para o ajudar. O CoPilot vai estar disponível no Windows 11, Microsoft 365, no browser Edge e no motor de busca Bing.

O CoPilot pode funcionar como uma app, ou poderá surgir quando o utilizador precisar dele e permite executar tarefas de forma mais rápida e completa diminuindo a carga cognitiva do utilizador para simplificar as tarefas do dia-a-dia. O Copilot está disponível na Barra de Tarefas ou através da combinação de teclas Win+C para oferecer assistência em todas as aplicações.

Outras novidades que vão ser acrescentadas ao Windows 11:

O Paint ganha funcionalidades de IA para desenho e criação digital com a inclusão de uma nova capacidade de remoção de fundo e edição por camadas, bem como uma preview da funcionalidade Cocreator, que traz as capacidades da IA generativa para o Paint.

A app Fotografias do Windows também recebe funcionalidades de IA, incluindo algumas para facilitar a edição das fotografias. Com o ‘Background Blur’, a aplicação encontra automaticamente o fundo da foto, com um único clique, realça instantaneamente o assunto e desfoca o fundo. A busca de fotografias armazenadas em contas do OneDrive (domésticas ou pessoais) também foi melhorada, pelo que agora é possível encontrar rapidamente a foto que procura com base no conteúdo.

O Bloco de Notas começará a guardar automaticamente qualquer sessão, permitindo fechar o programa e, mais tarde, continuar de onde parou. O Bloco de Notas irá restaurar automaticamente os separadores abertos anteriormente, bem como o conteúdo não guardado e as edições nesses separadores abertos.

O novo Outlook para Windows, permite ligar e gerir várias contas (incluindo Gmail, Yahoo e iCloud) numa única aplicação. As ferramentas inteligentes ajudam a escrever e-mails claros e concisos e a anexar facilmente documentos e fotografias a partir do OneDrive.

Windows Backup facilita a mudança de computador pessoal com Windows, porque permite mover todos os ficheiros, apps e definições de um PC para outro.

Novas formas de interacção com a Web com o Bing e o Edge

A Microsoft anunciou também novas funcionalidades para o Bing e Edge, baseadas nos modelos de IA mais recentes:

Respostas personalizadas. O histórico de chat vai começar a guardar os resultados. Por exemplo: se o Bing for usado para pesquisar sobre o clube de futebol favorito, da próxima vez que planear uma viagem, poderá informar proactivamente se o clube joga na cidade de destino. Se preferir respostas que não utilizem o histórico de chats, pode desactivar esta funcionalidade nas definições do Bing.

Copilot no Microsoft Shopping. A partir do Bing ou do Edge, passa a ser possível encontrar mais rapidamente o que o utilizador quiser comprar online. Quando são solicitadas mais informações sobre um item, o Bing faz perguntas adicionais para saber mais e, em seguida, usa essas informações para oferecer recomendações mais personalizadas.

Gerador de imagens por IA DALL.E 3 da OpenAI no Bing Image Creator. O DALL-E 3 foi melhorado para perceber melhor o contexto dos pedidos para gerar imagens mais precisas. O Microsoft Designer, também foi integrado directamente no Bing para tornar a edição das criações dos utilizadores mais fácil.

Credenciais de conteúdo. A Microsoft vai começar a adicionar uma marca de água digital invisível a todas as imagens geradas por IA no Bing, que inclui a data e hora em que foi criada originalmente.

A actualização para o Windows 11 começa a ser distribuída na sua forma inicial a partir do dia 26 de Setembro e para o Microsoft 365, Bing e Edge durante o último trimestre deste ano.

Sou director da PCGuia há alguns anos e gosto de tecnologia em todas as suas formas. Estou neste mundo muito por culpa da minha curiosidade quase insaciável e por ser um fã de ficção científica.
Exit mobile version