Intel revela Thunderbolt 5

A norma Thundebolt 5 promete até 120 Gbps de velocidade e mais potência para a carregamento.

Por: Pedro Tróia
Tempo de leitura: 3 min
Imagem - Intel

A Intel anunciou a nova versão da norma de interligação de dispositivos Thunderbolt 5. Esta versão, permite a ligação simultânea de vários ecrãs 8K, monitores para jogos com velocidades de actualização do painel até 540 Hz e a disponibilização de até 240 W de potência, para o carregamento de dispositivos. Com estas características é, teoricamente, possível construir um computador que usa um único cabo para tudo.

O Thundebolt 4, lançado em 2020, não era mais que uma versão melhorada do Thunderbolt 3. A velocidade de transmissão de dados era de 40 Gbps, mas, como era uma norma muito eficiente, era possível ligar vários monitores 4K ao mesmo tempo e duplicar a velocidade da comunicação com dispositivos de armazenamento.

O Thunderbolt 5 constitui um maior avanço que a versão 4. A base desta norma são as especificações do USB 4 v2, que oferece o mesmo ganho de velocidade de comunicação, mas, no Thunderbolt 5, a Intel torna alguns dos requisitos opcionais do USB em requisitos obrigatórios. Incluindo, uma velocidade mínima de 80 Gbps e a possibilidade de chegar aos 120 Gbps em utilizações extremas, a possibilidade de ligar dois ecrãs 6 K e uma potência de carregamento mínima de 140 W, podendo chegar aos 240 W.

Imagem – Intel

A intenção da Intel com a criação da norma Thunderbolt é criação de um único cabo capaz de lidar com todas as necessidades de ligação de dados e de energia num dispositivo. E a versão lançada agora, está mais perto que nunca de chegar a esse objectivo. Por exemplo, com o Thundebolt 5, até computadores portáteis para jogos podem usar uma entrada USB Type-C para alimentação e carregamento da bateria.

A Intel também anunciou que a norma Thunderbolt 5 será compatível com DisplayPort 2.1 e PCI Express Gen 4. A compatibilidade com PCI Express é de especial interesse para quem usa computadores portáteis para jogar por permitir tirar mais partido de GPU externos para acelerar a renderização dos gráficos dos jogos.

Imagem – Intel

Segundo a Intel, o primeiro hardware Thunderbolt 5 deve começar a chegar ás lojas em 2024, mas não foi indicada uma data concreta.

Etiquetas:
Sou director da PCGuia há alguns anos e gosto de tecnologia em todas as suas formas. Estou neste mundo muito por culpa da minha curiosidade quase insaciável e por ser um fã de ficção científica.
Exit mobile version