Governo chinês proíbe funcionários de usarem iPhones

Até ao final de Setembro, os funcionários de vários ministérios chineses vão ter de mudar para smartphones Android.

Por: Pedro Tróia
Tempo de leitura: 2 min

O jornal South China Morning Post noticiou hoje que, os funcionários de quaisquer ministérios chineses ligados ao investimento, comércio ou negócios estrangeiros não vão poder continuar a usar iPhones. A mudança para outros dispositivos tem de ser feita até ao final de Setembro.

Embora não tenham sido dados detalhes, ou explicações, sobre a razão para esta proibição, pensa-se que tenha a ver com a eliminação de um risco para segurança nacional causado pelos smartphones da Apple.

A China não está muito satisfeita com as sanções impostas pelos Estados Unidos sobre a importação de tecnologia avançada de chips e esta proibição pode ser vista como uma resposta a essas sanções. Até agora, o principal alvo das retaliações da China tem sido a fabricante de chips de memória Micron.

As sanções impostas pelos EUA afectam hardware e serviços feitos na China, nomeadamente a proibição de equipamentos para infra-estrutura de redes móveis e smartphones fabricados pela Huawei e o TikTok, que não pode ser instalado em equipamentos do governo americano.

No início de 2023, também a Rússia proibiu os funcionários do governo de usarem iPhones. Porque, para o governo russo, estes equipamentos podem ser um risco de segurança devido a serem, supostamente, mais susceptíveis a hacks.

Etiquetas:
Sou director da PCGuia há alguns anos e gosto de tecnologia em todas as suas formas. Estou neste mundo muito por culpa da minha curiosidade quase insaciável e por ser um fã de ficção científica.
Exit mobile version