Asus Zenbook S 13 OLED

Dos materiais reciclados, aos materiais facilmente recicláveis: este é o computador Asus mais ecológico de sempre.

Por: Pedro Tróia
Tempo de leitura: 4 min
4.4
Avaliação PCGuia
Site da Asus

Actualmente, com a ameaça das alterações climáticas, todas as marcas de produtos tecnológicos estão a querer ser conhecidas como “amigas do ambiente” – a Asus não é excepção. O Zenbook S 13 OLED usa materiais reciclados, como o alumínio do chassis e da tampa; estes são ainda recicláveis, como a peça que rodeia o teclado, feita numa liga de alumínio e magnésio, e o teclado, concebido com plástico reciclado, pós-consumo. O esforço de tornar este PC mais “verde” não acaba na reciclagem: a motherboard foi fabricada sem utilização de halogéneo, para reduzir a poluição durante o processo de produção. Tudo isto, resulta num computador que pesa um quilo. Até a caixa é toda em cartão (inclusive, a pega) e pode ser transformada num stand onde podemos colocar o computador.

Fino e leve
O Zenbook S 13 OLED é uma máquina muito fina, o aspecto e textura da tampa são muito agradáveis e o toque das teclas é preciso e silencioso. O ecrã OLED tem 13,3 polegadas e uma taxa de actualização máxima de 60 Hz. Na minha opinião, as cores nestes ecrãs parecem ter sempre mais saturação que nos ecrãs LCD, o que acontece neste modelo – as cores são muitíssimo vivas, em certas alturas até um pouco demais, mas não é nada que não se consiga corrigir com uns ajustes no software.

Compromissos térmicos
No campo do desempenho, este Asus é, claramente, uma máquina para trabalhar. Não diria que não dê para jogar, mas esta não é a sua função principal, até porque só consegue tirar real partido do hardware (um Core i7 de 13.ª geração de baixo consumo e 32 GB de RAM), quando activamos o modo de desempenho na aplicação MyAsus. Isto coloca de imediato as ventoinhas no máximo, para tentar limitar qualquer throttling do processador e da GPU, por causa do calor excessivo. Com computadores muito finos, como este, a gestão térmica dos componentes é sempre uma dificuldade que obriga a fazer compromissos.

Uma última nota para a a bateria: carregada até ao máximo, conseguimos trabalhar confortavelmente durante pouco mais de dez horas. Mesmo que tenhamos de andar com o transformador, este é pouco maior que um de um telemóvel, o que é um grande factor a favor.


Distribuidor: Asus

Preço: €1799,99


Benchmarks

  • PCMark 10 Geral: 5249
  • PCMark Produtividade: 6803
  • PCMark Bateria: 613 minutos
  • 3D Mark Wildlife: 12 069

Ficha Técnica

Processador: Intel Core i7-1355U a 1,7 GHz
Memória: 32 GB LPDDR5
Armazenamento: 1 TB SSD NVMe PCIe 4
Placa Gráfica: Intel Iris X
Ecrã: 13,3 polegadas OLED, 3K (2880 x 1800), 60 Hz (máximo)
Ligações: USB 3.2 Gen 2 Tipo-A, 2 x USB Type-C (Thunderbolt 4), HDMI 2.1, jack 3,5 mm, Wi-Fi 6E, Bluetooth 5.3
Dimensões: 296,2 x 216,3 x 109 mm
Peso: 1 kg

Avaliação PCGuia
4.4
Medições 3.4
Experiência de Utilização 4.7
Qualidade/Preço 5
Sou director da PCGuia há alguns anos e gosto de tecnologia em todas as suas formas. Estou neste mundo muito por culpa da minha curiosidade quase insaciável e por ser um fã de ficção científica.
Exit mobile version