SPC Gravity 4 Plus

Intrigante. Esta é mesmo a palavra que melhor define este tablet, que faz dos 8 GB de memória a sua “bandeira”.

Por: Ricardo Durand
Tempo de leitura: 4 min
3
Avaliação PCGuia
Site da SPC

Este era mesmo um daqueles equipamentos que prometiam: juntamente com o BlackView Tab 11, são os únicos tablets com um ecrã de onze polegadas, 8 GB de memória e um preço abaixo dos 230 euros. A quantidade de memória é mesmo o grande argumento da SPC, com a marca espanhola a usar chavões como «fluidez ilimitada ao navegar na Internet e ao jogar», «características avançadas» ou «velocidades de leitura ultra-rápidas, maximizando a eficiência»; mas um tablet não se faz apenas de memória, faz-se de optimização de todos os complementos do sistema, a que se junta o processador (um banal Mediatek MT8183) e a uma GPU Mali G72 MP3 da ARM – e é aqui que começam os problemas. Aliás, não nos lembramos de, nos últimos tempos, testar um tablet tão intrigante como este: o sistema é, de forma global, lento. Nada é especialmente rápido, os menus arrastam-se, fazer scroll no browser também, há menus e apps que levam uma pequena eternidade a abrir… a verdade é que, em vários momentos, tornou-se exasperante interagir com o Gravity 4 Plus. Neste domínio, não conseguimos perceber, mesmo, onde estão os 8 GB de memória deste tablet.

Decidimos, depois, perceber se em jogos, o comportamento seria igual – e aqui, tivemos mais situações estranhas. Em Asphalt 9 Legends, a experiência foi fluída e os inputs no ecrã tinham respostas rápidas nos automóveis; mas, depois, com Angry Birds 2, um título bastante mais antigo, notámos uma lentidão quando os nossos pássaros destruíam as estruturas de madeira, pedra e vidro dos porcos verdes.

A ideia que nos fica de vários dias a usar este tablet é a de um modelo, nunca com «características avançadas», como diz a marca, mas sim com recursos bem modestos: a comprovar isto estão os resultados que o Gravity Plus 4 teve nos benchmarks que usamos para fazer medições ao desempenho de smartphones e tablets: foi mesmo um dos piores que testámos, com valores equiparados a modelos do ano passado.

Outros dos aspectos a merecer nota negativa são a qualidade do áudio – apesar de haver quatro altifalantes, o som é abafado e chega mesmo a parecer ser mono – e a fotografia, vídeo, com imagens esbatidas e com bastante grão. Ainda assim, gostámos de o usar para ver séries e filmes em apps de streaming, com uma imagem de bom nível, para um tablet com estas características.


Distribuidor: SPC

Preço: €229,99


Benchmarks

  • AnTuTu: 188 579
  • GeekBench Single: 320
  • GeekBench Multi: 1215
  • GeekBench Compute: 1168
  • 3D Mark Wildlife: 641
  • PCMark 3.0 Work: 6109
  • PCMark 3.0 Bateria: 587 minutos

Ficha Técnica

Processador: Mediatek MT8183
Memória: 8 GB
Armazenamento: 128 GB (microSD até 256 GB)
Câmaras: 8 MP (traseira) + 5 MP (frontal)
Ecrã: 11” IPS (Full Laminated, 2K)
Bateria: 7000 mAh
Dimensões: 200 x 164 x 7 mm
Peso: 500 gr

Avaliação PCGuia
3
Medições 2
Experiência de Utilização 3.1
Qualidade/Preço 4
Por: Ricardo Durand Editor
Seguir:
Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo email rdurand@pcguia.fidemo.pt.
Exit mobile version