QD-Mini LED domina novidades da TCL para a temporada 23/24, com televisões de entrada e topo de gama

O modelo de topo é o X955, com uma reprodução garantida pela marca de «mais de mil milhões de cores e uma extensa gama DCI-P3 de 98%».

Por: Ricardo Durand
Tempo de leitura: 3 min
©TCL

A TCL anunciou uma série de novos equipamentos, desde electrodomésticos inteligentes a smartphones com a tecnologia NXTPaper, que, até agora, só estava presente em tablets; contudo, o destaque vai para uma série de novas TV QD-Mini LED.

No mercado das televisões, cada marca acaba por criar uma designação para uma tecnologia que é comum a todas. Se a LG tem as QNED (Quantum Dot e Nanocell LED) e a Samsung vende as QLED (Quantum Dor LED), a TCL “acena” com as duas QD-Mini LED (‘QD’ significa, claro, Quantum Dot).

Resumidamente, esta tecnologia tem como base uma nanopartícula com propriedades semicondutoras de tamanho variável (dois e dez nanómetros), tamanho este que vai determinar o comprimento de onda da luz emitida: os maiores aproximam-se mais do vermelho; os mais pequenos, do verde. Esta capacidade, faz com que o resultado seja uma imagem com cores mais vivas que a reproduzida com recurso a outras tecnologias.

©TCL | A TV X95 com 98 polegadas será a topo de gama desta série.

A TCL conta, agora, com uma nova linha de televisões QD-Mini LED, a Premium XL. O modelo de topo é o X955, com uma reprodução garantida pela marca de «mais de mil milhões de cores e uma extensa gama DCI-P3 de 98%». O processador desta TV, o AiPQ 3.0, tem inteligência artificial e o sistema de som, de 160 W, é da japonesa Onkyo.

Os modelos Premium XL são, como o nome deixa antever, TV com ecrãs grandes – entre 85 e 98 polegadas. Relativamente ao design, temos uma televisão «ultrafina, sem molduras» e com o «mais recente sistema de gestão de cabos» da TCL.

Já a gama média QD-Mini LED da marca chinesa “personifica-se” na série C95, que a TCL diz ter o «equilíbrio perfeito entre um grande ecrã e uma qualidade de imagem extraordinária». Com o mesmo sistema de som das Premium XL, as C95 têm Dolby Atmos e estarão disponíveis entre 65 e 98 polegadas.

©TCL | A plataforma Google TV está assegurada em todos os modelos QD-Mini LED.

Finalmente, a entrada de gama QD-Mini LED: serão as C805 a desempenhar este “papel”, com modelos que chegam aos «1300 nits de brilho máximo e VRR de 144 Hz». Aqui, há mais opções no que diz respeito aos tamanhos de ecrã: seis, ao todo, entre 50 e 98 polegadas.

Para já, não há preços nem confirmação oficial da chegada destas novidades QD-Mini LED a Portugal – em todos os modelos, a TCL refere apenas que estarão disponíveis em «mercados globais seleccionados». O vídeo com a apresentação de todas as novidades da marca chinesa pode ser visto no seu canal de YouTube.

Por: Ricardo Durand Editor
Seguir:
Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo email rdurand@pcguia.fidemo.pt.
Exit mobile version