Microsoft vai descontinuar o Visual Studio para macOS

Quem programar em Mac vai ter de deixar de usar o Visual Studio em Agosto de 2024.

Por: Pedro Tróia
Tempo de leitura: 2 min
Imagem: Microsoft

A Microsoft anunciou que vai descontinuar versão para macOS do ambiente de desenvolvimento Visual Studio. A última versão do software, continuará a receber apoio técnico da Microsoft até Agosto de 2024.

No anúncio publicado pela Microsoft, a empresa disse: “Vamos redireccionar os nossos recursos e foco para melhorar o Visual Studio e o VS Code e optimizá-los para o desenvolvimento de aplicações em várias plataformas. Não serão acrescentados mais nenhuns frameworks, runtimes ou linguagens ao Visual Studio para Mac.”

Ainda segundo o comunicado da Microsoft: “Vamos continuar a actualizar o software para que os utilizadores possam continuar a desenvolver e a distribuir aplicações baseadas nas frameworks .NET 6, .NET 7 e Mono. Embora não seja suportado oficialmente, também acrescentámos uma compatibilidade rudimentar para .NET 8 à versão para Mac para a construção de aplicações e correcção de erros.”

Com a versão para Mac do Visual Studio 2022 chegaram grandes melhoramentos, como uma interface de utilização nativa e compatibilidade com os processadores da Apple. Este também foi a primeira versão completamente feita para 64 bits. A primeira versão do Visual Studio para Mac foi lançada em 2016.

Quando o Visual Studio para Mac deixar de ser mantido, em Agosto do próximo ano, a Microsoft recomenda a utilização de uma máquina virtual no Mac ou na nuvem. Em alternativa, os utilizadores também podem usar o VS Code que permite o desenvolvimento de aplicações para várias plataformas:

“A extensões C# Dev Kit, .NET MAUI, e Unity para o Visual Studio Code, estão disponíveis para testes e servem para aumentar as capacidades do VS Code para quem programa em C# e .NET. Estas extensões funcionam nativamente em todas as plataformas compatíveis, incluindo o macOS e serão melhoradas à medida que passarem para a versão para distribuição generalizada.”

Sou director da PCGuia há alguns anos e gosto de tecnologia em todas as suas formas. Estou neste mundo muito por culpa da minha curiosidade quase insaciável e por ser um fã de ficção científica.
Exit mobile version