Autoridades chinesas apreendem 780 CPU da Intel que estavam a ser contrabandeados

As autoridades chinesas confiscaram 780 processadores da Intel em trânsito entre Macau e Zhuhai.

Por: Pedro Tróia
Tempo de leitura: 2 min

O contrabando de componentes electrónicos para a China não é novidade. Recentemente, foram encontradas pessoas com centenas de drives SSD e CPU agarradas ao corpo, mas escondê-los em veículos, como automóveis ou scooters não é muito comum, mas foi o que aconteceu recentemente no porto de Gongbei um dos pontos de passagem entre Macau a Zhuhai.

Desta vez, as autoridades encontraram 780 CPU da Intel dentro do motor de um autocarro que estava a tentar passar a fronteira. Quando o veículo foi passado através de uma máquina de raios x, foram detectados objectos estanhos junto ao motor e, após uma inspecção manual foi descoberta uma modificação que permitiria transportar os CPU pela fronteira sem pagar impostos.

Imagem – Autoridades fiscais da China

As autoridades estimam que este contrabando tenha um valor de mais de um milhão de Yuan (cerca de 127 mil euros). Pelas imagens que foram divulgadas, não se consegue perceber exactamente os modelos de CPU que estavam a ser transportados, mas, aparentemente, serão Alder Lake de 12ª geração e Raptor Lake de 13ª.

A China tem um grande mercado cinzento de hardware para computadores. Os processadores, placas gráficas e SSD são os mais procurados e conseguem-se encontrar a preços muito mais em conta do que nas lojas oficiais.

Sou director da PCGuia há alguns anos e gosto de tecnologia em todas as suas formas. Estou neste mundo muito por culpa da minha curiosidade quase insaciável e por ser um fã de ficção científica.
Exit mobile version