Whisky português vai entrar na blockchain para dar mais poder de mercado às destilarias independentes

A proposta desta plataforma de blockchain passa, também, por aproveitar o «poder dos NFT» para «trazer transparência e certificação de propriedade aos consumidores».

Por: Ricardo Durand
Tempo de leitura: 2 min
PWX - Backed by Real Life

Chama-se Portuguese Whisky Exchange (PWX) e é o mais recente projecto nacional de blockchain e NFT. O objectivo é «transformar o mercado» desta bebida alcoólica, «alterando a forma como é comprada, vendida e apreciada».

Esta plataforma é, na verdade, um consórcio criado por quatro entidades: O Benefício (que se apresenta como um ‘laboratório de inovação’), GinT (marca de gins), Venakki Distillery (produtora portuguesa de whisky, de Alpiarça) e SimasVelez (consultora de TI).

Na base da PWX estão vários objectivos relacionados com o desenvolvimento da produção nacional de whisky: «Este mercado enfrenta vários desafios, tais como o acesso limitado à compra de cascos, a falta de transparência e a dificuldade das destilarias independentes em alcançarem os consumidores finais».

A proposta desta plataforma de blockchain passa ainda por aproveitar o «poder dos NFT [em parceria com a Mintbase], que vai «trazer transparência e certificação de propriedade aos consumidores».

©PWX

Como acontece com todos os projectos ligados à blockchain, a PWX vai garantir a autenticidade dos produtos, neste caso de «cada casco de whisky» usado na produção desta bebida alcoólica. Contudo, a missão desta plataforma não fica por aqui.

«Vamos oferecer serviços de logística, armazenamento e seguro, proporcionando aos clientes tranquilidade e uma experiência extraordinária com o whisky», garantem os responsáveis – haverá, inclusive, um «serviço de concierge personalizado».

Todas as informações sobre este novo projecto, inclusive demos da compra de NFT (vídeo em cima), estão disponíveis no site oficial da Portuguese Whisky Exchange.

Etiquetas:
Por: Ricardo Durand Editor
Seguir:
Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo email rdurand@pcguia.fidemo.pt.
Exit mobile version