Placas gráficas sem cabos da Asus podem chegar ao mercado ainda este ano

As novas placas gráficas da Asus, que dispensam cabos de energia, podem estar prestes a entrar em produção.

Por: Pedro Tróia
Tempo de leitura: 2 min
Imagem - Hot Hardware

A Asus, apresentou na Computex 2023 a Megalodon, um protótipo de uma placa gráfica GeForce RTX 4070 que não utiliza os tradicionais cabos ligados directamente à fonte de alimentação do computador. Em vez disso, tem um conector junto ao PCI Express que serve para a alimentar com corrente vinda directamente da motherboard. Agora, dois meses depois da apresentação, estão a circular rumores de que a Asus está prestes a começar a produção destas placas.

A placa, apresentada no fim de Maio, usa um conector denominado ‘GC_HPWR’ que tem dimensões semelhantes a um PCI Express 1x e está instalado logo a seguir ao conector PCI Express 16x presente em todas as placas gráficas actuais para o mercado de consumo. Este conector é ligado a um slot na motherboard, que tem o único objectivo de passar energia à gráfica. Por isso, estas placas gráficas não funcionam com as motherboards tradicionais, só funcionam com motherboards Asus que usem o design BTF (Back To Future).

Segundo notícias vindas da China, a Asus vai começar a produzir estas placas gráficas no Outono para que as primeiras unidades cheguem ao mercado antes do final deste ano. Embora a Asus tenha mostrado na Computex, a gráfica GeForce RTX 4070 Megalodon em conjunto com uma motheraboard TUF Gaming Z790 BTF, com acabamentos em preto, foi vista recentemente uma variante da gráfica em branco em conjunto com uma motherboard X Gaming B760-BTF WiFi, para processadores Raptor Lake e Raptor Lake Refresh da Intel.

Devido a necessitarem de mais componentes, tanto estas novas gráficas, como as motherboards devem, quase de certeza, ser substancialmente mais caras que as versões tradicionais.

Etiquetas:
Sou director da PCGuia há alguns anos e gosto de tecnologia em todas as suas formas. Estou neste mundo muito por culpa da minha curiosidade quase insaciável e por ser um fã de ficção científica.
Exit mobile version