Logitech MX Anywhere 3S

Um rato leve e ergonómico que só falha por estar dependente do Logi Options+ para mudar os dpi do sensor.

Por: Ricardo Durand
Tempo de leitura: 3 min
4.7 🏆 Recomendado
Avaliação PCGuia
Site da Logitech

Quase dois anos depois de o MX Anywhere 3 ter sido lançado pela Logitech, a marca actualiza um dos seus ratos mais versáteis. Visualmente, é difícil fazer a distinção entre estes dois periféricos – é no “interior” que estão as mudanças, com a principal a ser o sensor, que passa a ter 8000 dpi, o dobro do rato anterior. Isto acaba por ser a resposta da Logitech ao aumento da resolução dos monitores, pelo que ficamos com um periférico que se porta bem em ecrãs ultra-wide, por exemplo. Quem gosta de movimentos mais rápidos com o rato, vai gostar muito deste upgrade, que quase permite levar o ponteiro de um lado ao outro do ecrã, com toques mínimos no rato, sobre a mesa. O contra, aqui, é o facto de sermos obrigados a usar o Logi Options+ para mudar a resolução – se não instalarmos este software (compatível com Windows e macOS), ficamos mesmo impossibilitados de tirar partido dos 8000 dpi, uma vez que vêm desligados, por defeito. Outra actualização tem que ver com um mecanismo mais silencioso de botões – o som continua lá, é um facto, mas é “seco”; mesmo num ambiente sem grandes estímulos e barulhos, passa despercebido.

Uma coisa que desaparece nesta nova versão é o dongle de 2,4 Ghz: desta vez, a Logitech foi mais minimalista e fornece apenas um cabo USB-C para carregar o rato. Apesar disto, se tiver um destes dongles da marca, pode continuar a usar o 3S desta forma. Se não, fica apenas limitado ao Bluetooth, uma vez que é impossível usar o cabo como recurso de conectividade – só tem a função de dar energia ao rato.

E já que falamos neste tópico, a Logitech diz que basta um minuto de carregamento para termos o MX Anywhere 3S pronto para três horas e que uma carga completa dura setenta dias. Recebemos o rato com 50% e, como o software não traduz este valor em tempo, foi impossível saber se estes dados correspondem à verdade. Contudo, tendo em conta o histórico da marca, os números apresentados devem estar muito próximos da realidade.

Finalmente, duas notas sobre a nossa experiência: a roda de scroll magnética continua a ser uma das melhores em qualquer rato, pois ajusta de forma automática a velocidade/resistência à utilização; e o sistema Flow, que nos permite fazer copy/paste entre diferentes computadores, desde que ambos tenham o software da marca.


Distribuidor: Logitech

Preço: €99,99


Ficha Técnica

Resolução: 200 – 8000 dpi
Tipo de sensor: óptico (Darkfield de alta precisão)
Botões: 6
Conectividade: USB, Bluetooth, RF 2,4 GHz
Dimensões: 100,5 x 65 x 34,4 mm
Peso: 99 gr


Avaliação PCGuia
🏆 Recomendado 4.7
Funcionalidades 5
Experiência de utilização 5
Qualidade/Preço 4
Por: Ricardo Durand Editor
Seguir:
Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo email rdurand@pcguia.fidemo.pt.
Exit mobile version