MSI apresenta a primeira placa de expansão USB4

A MSI mostrou na Computex 2023 a primeira placa de expansão USB4, que tem a particularidade de conseguir alimentar dispositivos até 100 W.

Por: Pedro Tróia
Tempo de leitura: 2 min
Imagem - MSI

A nova placa USB4 da MSI tem duas entradas DisplayPort, mais dus USB Type C, uma das quais consegue fazer passar energia eléctrica até uma potência máxima de 100 W. Apesar de a empresa não ter demonstrado a placa em funcionamento, indica que esta o objectivo desta entrada é permitir o carregamento rápido de dispositivos.

Os 100 W são suficientes para carregar dispositivos como alguns computadores portáteis, telemóveis e consolas portáteis. Segundo o site TechPowerUP, a segunda entrada USB TYpe C tem uma potência máxima de 27 W.

Cada uma das entradas USB consegue transmitir dados até uma velocidade de 40 Gbps, que é a especificação padrão para o USB 4 1.0 e Thunderbolt 3. Também segundo o TechPowerUp, o chip que controla o funcionamento da MS-4489 é o ASMedia ASM4242, que é usado em vários dispositivos Thunderbolt.

O desenvolvimento das normas Thunderbolt e USB 4 tem estado ligado, desde a apresentação da USB4 1.0, que é baseado na norma Thunderbolt 3. No ano passado, foram apresentadas as novas gerações das duas normas, que têm a capacidade de duplicar a velocidade, chegando a 80 Gbps em ambas as direcções. Embora, a nova geração da norma Thunderbolt permita receber dados até 120 Gbps e transmitir a 40 Gbps.

A placa da MSI usa uma ficha de alimentação de 6 pinos, semelhante às usadas nas placas gráficas. E, apesar de a ligação PCI Express ser fisicamente de x8, só estão ligados os conectores de uma ligação x4.

Sou director da PCGuia há alguns anos e gosto de tecnologia em todas as suas formas. Estou neste mundo muito por culpa da minha curiosidade quase insaciável e por ser um fã de ficção científica.
Exit mobile version