HP ZBook 16 G9

Parece que estamos a repetir um texto já publicado, mas não. Este mês vamos olhar para mais um ZBook, desta vez a versão de dezasseis polegadas, que, além do ecrã maior, tem uma placa gráfica diferente.

Por: Pedro Tróia
Tempo de leitura: 3 min
HP ZBook 16 G9
4
Avaliação
Site da HP

Este ZBook de dezasseis polegadas traz os melhores componentes que se conseguem encontrar para incluir num computador portátil para trabalho. O processador é um Intel Core i7 12800H com catorze núcleos (oito de eficiência e seis de desempenho), que pode chegar às vinte threads simultâneas. A memória é 32 GB DDR5 e o SSD M.2 tem 1 TB. Os gráficos podem ser gerados a partir da GPU integrada no processador (Intel Graphics Xe) ou, quando há necessidade de mais poder de cálculo, com a RTX A4500 da Nvidia, acompanhada de 16 GB de memória dedicada GDDR6.

Autonomia baixa
Fisicamente, o ZBook 16 G9 segue a mesma linguagem de design de outros produtos da HP, com ecrãs com dimensões semelhantes: o teclado está rodeado por duas colunas de som e há um trackpad de grandes dimensões logo abaixo. A construção está ao nível do que a HP nos habituou nesta gama, mas em termos de aspecto geral é uma máquina bastante discreta. Apesar de haver USB-C compatíveis com Thundebolt e USB, não é possível carregar a bateria do portátil, pelo que a HP teve mesmo de incluir um entrada de energia tradicional.

Todo este hardware de topo tem os seus inconvenientes no contexto de um computador portátil, nomeadamente no que respeita à vida da bateria. O ZBook 16 G9 conseguiu funcionar durante cerca de seis horas e meia durante um teste que simula a utilização típica de um computador. Por exemplo, neste mesmo teste, a bateria do ZBook Firefly da HP, mais pequeno e com um hardware um pouco mais modesto, conseguiu mais cem minutos que este modelo.

Mais ciência, menos jogos
Contudo, em termos de desempenho, o ZBook 16 G9 brilha, tendo conseguido o melhor resultado nos testes de produtividade do PCMark para os computadores portáteis testados em 2023 até agora. No que respeita aos gráficos, este portátil não é mau, embora o hardware incluído não seja o indicado para jogar, mas sim para fazer cálculos científicos ou usar software 3D. Porém, e apesar de os resultados dos benchmarks terem sido um pouco mais modestos, é perfeitamente possível jogar alguns títulos com quase tudo no máximo, sem que haja grandes interrupções ou perdas de frames.

 


Distribuidor: HP

Preço: €3677


Benchmarks

  • PCMark 10: 6752
  • PCMark 10 Produtividade: 9299
  • PCMark 10 Bateria (Autonomia): 379
  • 3D Mark Wildlife: 17 665

Ficha Técnica

Processador: Intel Core i7-12800H (4,8 GHz)
Memória: 32 GB DDR5-4800
Armazenamento: 1 TB SSD M.2 NVMe
Placa Gráfica: Intel Iris Xe Graphics; Nvidia RTX A4500 (16 GB GDDR6)
Ecrã: 16” (3840 x 2400)
Ligações: USB-A, 3 x Thunderbolt 4 com USB-C, jack de 3,5 mm, Wi-Fi 6E, Bluetooth 5.3
Dimensões: 356 x 242 x 19 mm
Peso: 1,7 kg

HP ZBook 16 G9
Avaliação
4
Medições 3.4
Experiência de utilização 4.7
Preço/Qualidade 4
Sou director da PCGuia há alguns anos e gosto de tecnologia em todas as suas formas. Estou neste mundo muito por culpa da minha curiosidade quase insaciável e por ser um fã de ficção científica.
Exit mobile version