Como ligar os novos widgets do Windows 11 para monitorizar o CPU, GPU, memória RAM e outros componentes

Por: Pedro Tróia
Tempo de leitura: 3 min

A monitorização do desempenho e de outros dados de vários componentes dos computadores em Windows 10 e Windows 11 não é uma tarefa muito complicada. Os utilizadores podem usar ferramentas do próprio Windows, como o Gestor de Tarefas, o Monitor de Recursos, a Game Bar ou optar pelas várias ferramentas que pode descarregar a partir da Internet. Recentemente, a Microsoft acrescentou mais uma forma de monitorização dos componentes: Widgets.

Foram acrescentados novos Widgets ao Windows 11 que permitem fazer a monitorização do CPU, GPU, memória RAM e utilização da largura de banda da rede. Para além da monitorização, estes novos widgets permitem terminar os processos mais pesados, monitorizar a temperatura do GPU, ou alternar entre placas gráficas.

Apesar de ainda estarem em fase de testes, os novos widgets estão disponíveis a todos os utilizadores e não apenas aos que participem no programa Windows Insider. Estes widgets, fazem parte da nova aplicação Dev Home que a Microsoft anunciou na conferência para programadores Build 2023. A aplicação Dev Home ainda está em testes, mas pode ser descarregada e instalada por qualquer utilizador a partir da Microsoft Store.

Instalação

Aceda à Microsoft Store e descarregue a Dev Home. Também pode obtê-la a partir do GitHub.

Prima a combinação de teclas ‘Windows+W’, para abrir os widgets do Windows. Clique no sinal de ‘+’ para acrescentar mais widgets e depois clique em ‘Core’ na coluna da esquerda. Na parte de baixo da janela estão umas setas que permitem escolher os widgets que quiser, neste momento estão disponíveis os seguintes: CPU, GPU, RAM, rede, keychain SSH e várias ferramentas para o GitHub. Quando encontrar um que queira instalar, clique em ‘Afixar’ para o acrescentar aos seus widgets.

Para ver os widgets, prima a combinação de teclas ‘Windows+W’ ou leve o apontador do rato ao canto inferior esquerdo do ecrã para que os widgets apareçam automaticamente.

Deve ter em atenção que estes widgets ainda estão em fase experimental e, por isso, podem estar um pouco instáveis. Por vezes, podem deixar de responder ou desaparecer. Também ainda não há nenhuma maneira de os redimensionar.

Etiquetas:
Sou director da PCGuia há alguns anos e gosto de tecnologia em todas as suas formas. Estou neste mundo muito por culpa da minha curiosidade quase insaciável e por ser um fã de ficção científica.
Exit mobile version