Câmara do Porto cria programa de economia circular que vai dar uma segunda vida a computadores

O programa, que se chama ReBOOT, tem mais duas vertentes: sessões de formação para ensinar as pessoas a «diagnosticar e reparar os seus computadores ou outros disponibilizados»; e reciclagem de peças irrecuperáveis.

Por: Ricardo Durand
Tempo de leitura: 1 min
©Freestocks

Na próxima semana vai ser apresentado, de forma oficial, o ReBOOT, um programa de economia circular, cujo objectivo é «recuperar e doar» computadores a entidades que tenham «projectos sociais».

Esta iniciativa, financiada pelo programa EEA Grants ‘Asprela + Sustentável’, tem como principal promotor a Câmara Municipal do Porto, a que se juntam vários parceiros: Porto Digital, Porto Ambiente, European Recycling Platform Portugal, LIPOR e Circular Economy Portugal; há ainda quatro universidades no ReBOOT – FEUP, ISEP, Portucalense e UPTEC.

O projecto assenta na doação de computadores usados, que pode ser feita por «qualquer empresa ou particular»; estes equipamentos podem ser entregues em vários pontos de recolha da cidade, mas antes é preciso preencher um formulário.

O ReBOOT tem mais duas vertentes: sessões de formação para ensinar as pessoas a «diagnosticar e reparar os seus computadores ou outros disponibilizados»; e reciclagem, com os «resíduos resultantes» (peças, componentes, chassis ds PC) da reparação a serem entregues à LIPOR.

Todos os detalhes sobre este programa de economia circular podem ser vistos no site oficial do ReBOOT.

Por: Ricardo Durand Editor
Seguir:
Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo email rdurand@pcguia.fidemo.pt.
Exit mobile version