AMD confirma novos processadores Ryzen 8000 com núcleos Zen 5 e GPU Navi 3.5

Os novos processadores Ryzen 8000 têm o nome de código ‘Granite Ridge’ e podem incluir até 16 núcleos.

Por: Pedro Tróia
Tempo de leitura: 2 min

Durante um evento para o canal de distribuição, a AMD confirmou alguns detalhes acerca do design dos processadores Ryzen 8000 para computadores de secretária, especificamente para workstations e servidores de entrada. Estes novos processadores, vão usar o socket AM5 e misturam a nova arquitectura Zen 5 com uma actualização dos GPU, denominada Navi 3.5.

Na apresentação, foi partilhado um roadmap do hardware para o socket AM5, que mostra a evolução do hardware desde 2022. Neste roadmap podem ver-se o derradeiro hardware para o socket AM4, os Ryzen 5000 que juntam núcleos Zen 3 e GPU Vega. Também aparecem os Ryzen 7000 actuais, que juntam núcleos Zen 4 e GPU Navi 3.0 e os futuros Ryzen 8000 para sockets AM5 que serão lançados em 2024, que trazem núcleos Zen 5 e GPU Navi 3.5.

Imagem – AMD

Nesse documento também se pode ver que o socket AM5 será usado até, pelo menos 2026, até ser substituído pela próxima geração de sockets.

Alguns dos roadmaps para a evolução dos processadores AMD, que foram divulgados anteriormente, sugerem que os processadores Ryzen 8000 têm o nome de código ‘Granite Ridge’ nas versões para desktops e Strix Point para as versões para PC portáteis. Esses documentos revelam que estes processadores podem ter até 16 núcleos Zen 5 distribuídos por dois CCD (um chiplet que inclui um conjunto de 8 núcleos de processamento que partilham uma memória cache L3). No SoC também estará presente um GPU Navi 3.5, que, provavelmente, será um Navi 3, mais pequeno e optimizado.

Sou director da PCGuia há alguns anos e gosto de tecnologia em todas as suas formas. Estou neste mundo muito por culpa da minha curiosidade quase insaciável e por ser um fã de ficção científica.
Exit mobile version