Amazon vai investir quase noventa milhões de euros para desenvolver soluções de IA generativa

Segundo a Amazon, este é culminar de «25 anos de desenvolvimento e experiência em IA».

Por: Ricardo Durand
Tempo de leitura: 2 min
©Arseny Togulev

O Generative AI Innovation Center, o hub da Amazon Web Services (AWS) para desenvolver soluções de inteligência artificial, acaba de ser anunciado pela gigante tecnológica liderada por Adam Selipsky.

Aqui, a empresa vai aplicar mais de noventa milhões de euros (cem milhões de dólares), com o objectivo de «ajudar clientes a construir e implementar, com sucesso, soluções de inteligência artificial generativa». Ou seja, a mesma tecnologia desenvolvida, por exemplo, pela OpenAI com o ChatGPT.

Segundo a Amazon, este é o culminar de «25 anos de desenvolvimento e experiência em IA», um período em que «mais de cem mil clientes usaram os serviços de IA e machine learning da AWS» para «lidar com algumas das suas maiores oportunidades e desafios».

Neste momento, o novo Generative AI Innovation Center já está a ser usado por várias empresas, para criar soluções neste domínio. A AWS destaca quatro: Highspot, Lonely Planet, Ryanair e Twilio.

A Amazon dá ainda exemplos do se pode fazer neste centro de inovação ligado a IA: «Empresas de cuidados de saúde e ciências da vida podem procurar formas de acelerar a investigação e a descoberta de medicamentos. As empresas de serviços financeiros, conseguem, por sua vez, desenvolver formas de fornecer aos seus clientes informações e orientações mais personalizadas».

Para isso, a AWS coloca à disposição ferramentas como o Amazon CodeWhisperer (que pode ser usado de forma gratuita), um «parceiro de codificação alimentado por IA» e o Amazon Bedrock, um «serviço totalmente auto-gerido». Todas as informações sobre este novo projecto estão aqui.

Por: Ricardo Durand Editor
Seguir:
Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo email rdurand@pcguia.fidemo.pt.
Exit mobile version