A Intel vai mudar os nomes dos seus processadores para o mercado de consumo para Core e Core Ultra. Esta alteração vai coincidir com o lançamento dos novos Meteor Lake. Os nomes Core i3, i5, i7 e i9 vão desaparecer e os processadores Intel vão ser rebaptizados Intel Core ou Intel Core Ultra 3/5/7/9.
Esta alteração já estava no horizonte, desde que, em Maio, apareceu uma referência a um CPU Core Ultra 5 na base de dados do benchmark de Ashes of the Singularity e um mês mais mais tarde surgiu uma outra referência a um Core Ultra 7 no benchmark Puget Bench Lightroom. Mais tarde, a Intel admitiu que ia fazer uma mudança de nome dos processadores assim que os Meteor Lake chegassem.
A Intel diz que esta é a alteração mais significativa em muitos anos. Aparentemente, os processadores Meteor Lake (os primeiros CPU da Intel a usarem chiplets em vez de serem monolíticos e que são fabricados através do método de fabrico Intel 4), foram escolhidos como ponto de partida para esta alteração porque, segundo a empresa, esta geração de processadores representa um ponto de viragem em design, fabrico e arquitectura nos produtos da Intel.
Com o lançamento dos Meteor Lake, previsto para o final deste ano, vão passar a existir dois SKU de CPU Intel: os Intel Core 3, Core 5, e Core 7 para as máquinas mainstream e os processadores ‘Premium’, que serão denominados Core Ultra 5, Core Ultra 7 e Core Ultra 9. Tudo em nome da simplificação das denominações para que sejam compreendidas pelos utilizadores com menos conhecimentos técnicos.