O Windows 11 vai ser compatível com ficheiros RAR

Por: Pedro Tróia
Tempo de leitura: 2 min

Depois dos ZIP, os ficheiros RAR são uma das formas mais populares para a compressão de dados, pelo menos para quem usa Windows. O nome destes ficheiros é um acrónimo de ‘Roshal Archive’ por este formato ter sido criado pelo engenheiro russo Eugene Roshal, há 30 anos. Roshal também foi quem desenvolveu o popular programa de compressão WinRAR em 1995. Agora, parece que o WinRAR está prestes a ser uma coisa do passado, porque a Microsoft acaba de anunciar que o Windows 11 vai suportar nativamente a descompressão de dados em RAR e noutros formatos.

Numa publicação no blogue da Microsoft, Panos Panay, responsável pela divisão Windows, diz: “Adicionámos o suporte nativo de formatos adicionais de compressão de dados [para além do ZIP], incluindo tar, 7-zip, rar, gz, através da utilização das funcionalidades do projecto de código aberto libarchive, Com esta funcionalidade, os utilizadores obtêm mais desempenho na compressão de ficheiros em Windows.”

Embora, com esta funcionalidade, a Microsoft esteja a adicionar uma forma de abrir ficheiros RAR directamente a partir do Explorador de Ficheiros no Windows 11, para já, não há indicação de que o sistema operativo seja capaz de criar estes ficheiros. Isto quer dizer que ainda não será desta, que podemos deixar de instalar software de terceiros no Windows para comprimir ficheiros em RAR, ou noutros formatos, para além do ZIP clássico.

Segundo a Microsoft, a compatibilidade com estes formatos de compressão entrará em fase de testes, no final desta semana.

Sou director da PCGuia há alguns anos e gosto de tecnologia em todas as suas formas. Estou neste mundo muito por culpa da minha curiosidade quase insaciável e por ser um fã de ficção científica.
Exit mobile version