SPC Smart Monitor 24”

Por: Ricardo Durand
Tempo de leitura: 3 min

Actualmente, é raro ver uma empresa de tecnologia apresentar algo que seja mesmo inédito: basicamente, as novidades passam por recriar ou readaptar tecnologias e funcionalidades que já existem, a que é dado um novo e mais pomposo nome. Mas, com este Smart Monitor, pelo menos à data da sua apresentação (meio de Fevereiro), teremos mesmo um dispositivo pioneiro pela frente.

Ao que tudo indica, este é mesmo o primeiro monitor de computador do mercado a trazer uma plataforma até aqui reservada às televisões: Android TV. Aliás, para que o Smart Monitor da espanhola SPC seja uma televisão no sentido técnico, só lhe falta mesmo a entrada para cabo de antena. Até temos um comando, que torna toda a experiência mais agradável em relação ao que acontece com os típicos monitores, limitados a um joystick ou botões na parte de trás para interagir com os menus. Aqui, o comando serve para tudo, desde lançar apps de streaming (como numa TV clássica), a falar com o Assistente Google e a regular as opções de imagem. É verdade que não temos tantas como num monitor tradicional, mas, na realidade, quem é que perde tempo a verificar parâmetros e “parametrinhos” para isso?

Com duas versões, de 24 e 27 polegadas, o SPC Smart Monitor tem no preço um dos seus grandes argumentos, com valores abaixo dos 250 euros. Para um equipamento com as suas características (de onde se destaca o armazenamento interno, a conectividade e o ecrã antirreflexo), a relação preço/qualidade roça a ideal.

Bastante simples de usar e com uma boa imagem para produtividade e consumir alguns conteúdos multimédia (mas sem 4K, HDR e outras tecnologias de imagem mais avançadas), o Smart Monitor acaba por não ser uma boa opção para quem goste de jogar a sério: a taxa de actualização bate nos 60 Hz. Outro dos pontos menos bons acaba por ser o apoio, que já na apresentação nos pareceu frágil. Durante uma utilização diária, apercebemo-nos de que, se teclarmos com mais vigor, as vibrações passam para a mesa e da mesa para o monitor. Isto faz com que abane um pouco, situação esta que se torna desconfortável.


Distribuidor: SPC

Preço: €179,90


Ficha Técnica

Ecrã: 24 polegadas FullHD
Tempo de resposta: 16 ms
Taxa de actualização: 60 Hz
Resolução máxima: 1920 x 1080
Ligações: 2 x HDMI 1.4, 2 x USB 2.0, jack de 3,5 mm
Dimensões: 537,85 x 315,6 x 46,33 mm


Por: Ricardo Durand Editor
Seguir:
Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo email rdurand@pcguia.fidemo.pt.
Exit mobile version