GoodRAM IRDM RGB DDR4

Por: Pedro Tróia
Tempo de leitura: 2 min

Apesar de os mais recentes processadores AMD e Intel usarem as novas memórias DDR5, as DDR4 continuam a ser produzidas e lançadas no mercado regularmente.

Uma das marcas que fabrica e vende este tipo de memórias é a polaca Wilk Elektronic, sob a marca GoodRAM: recentemente lançou as DDR4 IRDM RGB. Estas, são semelhantes às IRDM, IRDM Pro, sendo a única diferença a presença de um sistema de iluminação na parte de cima do dissipador de calor que pode ser programado através do software de controlo de iluminação das principais marcas de fabrico de motherboards, como a Asus, a MSI, a Gigabyte e a ASRock.

Estas memórias são vendidas em kits com dois módulos de 8 GB, que perfazem 16 GB, funcionam a uma velocidade máxima de 3600 MHz e a latência é CL18. Estes dados dizem-nos que, quando estas memórias estão a ser usadas sem overclocking, a latência total destas memórias é de doze nanossgundos.

Para testar estas memórias usámos um desktop com um AMD Ryzen 7 3700X e uma gráfica Asus 3080 TI, tudo a funcionar sobre Windows 11. 


Distribuidor: GoodRAM

Preço: €86


Benchmarks

  • AIDA 64 Memory Read: 50 GB/s
  • AIDA 64 Memory Write: 29 GB/s
  • AIDA 64 Memory Copy: 49 GB/s
  • MaxxMem 2 Read: 32 GB/s
  • MaxxMem 2 Write: 28 GB/s
  • MaxxMem 2 Copy: 39 GB/s

Ficha Técnica

Tipo: UDIMM DDR4
Capacidade: 16 GB (DC)
Velocidade: 3600 MHz
Latência: CL18
Voltagem: 1,35 V

Sou director da PCGuia há alguns anos e gosto de tecnologia em todas as suas formas. Estou neste mundo muito por culpa da minha curiosidade quase insaciável e por ser um fã de ficção científica.
Exit mobile version