Problemas com processadores AMD Ryzen 7000 levam fabricantes a alterarem BIOS

Por: Gustavo Dias
Tempo de leitura: 3 min

Recentemente começaram a surgir casos no Reddit de processadores Ryzen 7000X3D a morrerem sem qualquer aparente razão, mas todos eles com uma indicação muito específica, uma determinada zona dos contactos do encaixe LGA AM5 a denotarem marcas de queimado (tal como no encaixe na motherboard), e em alguns casos, uma bolha na placa de circuitos impressos.

Isto levou a que tanto a AMD como vários fabricantes de motherboards a investigarem o caso, pois as falhas coincidiam com outros casos, alguns deles inclusive de processadores sem tecnologia 3D V-Cache, que à partida, são menos exigentes em termos de alimentação. Vários entusiastas, como o alemão Der8auer e Igor Wallossek do portal Igor’sLAB decidiram fazer as suas próprias investigações, e identificaram que a origem das falhas está relacionada com uma área do processador dedicada à unidade de alimentação do processador (VDDCR).

Origem: Igor’sLAB

Também Steve Burke, da Gamers Nexus, interveio, e adquiriu o processador e a motherboard danificados da publicação original no Reddit, com o objectivo de efectuarem eles a sua própria investigação sobre o caso. Curiosamente, Der8auer lembrou-se que esta situação actual poderá estar relacionada com a morte inesperada de um processador seu, um Ryzen 9 7900X que, aparentemente, morreu pelas mesmas razões.

A Asus, fabricante da motherboard da falha original, já emitiu um comunicado, a anunciar que estão a investigar, e que até ao momento, o problema poderá estar relacionado com o circuito de alimentação do processador, o tal circuito VDDCR indicado anteriormente, mas que também poderá estar associado à tecnologia de overclock das memórias AMD EXPO.

Para já, tanto a Asus como a MSI já tomaram a iniciativa de lançar novas BIOS para todas as motherboards AM5, com o intuito de regular a função de overvolting, ou seja, impedir ou limitar aumento da voltagem para melhorar a capacidade de overclock, garantindo assim (em principio), a segurança tanto do processador como da motherboard. Isto significa que, para já, a única forma de se conseguir optimizar o desempenho dos novos processadores Ryzen 7000X3D, só utilizando a tecnologia Precision Boost Overdrive (PBO).

Seguir:
Editor da revista PCGuia, com mais de 10 anos no mercado de publicações tecnológicas. Grande adepto de tudo o que seja tecnológico, ficção científica e quatro rodas.
Exit mobile version