PLAY – SteelSeries Rival 3 Wireless

Por: Pedro Tróia
Tempo de leitura: 3 min

A SteelSeries diz que as duas pilhas AAA que fazem funcionar o Rival 3 Wireless duram mais de quatrocentas horas de utilização contínua. Como ninguém (?) usa um rato mais de quatrocentas horas seguidas, pelas contas da SteelSeries, só temos de mudar as pilhas quase ao fim de um ano.

Francamente, não sou grande adepto de ratos sem fios para jogar, porque, por muito bons que sejam, há sempre um lag qualquer. O Rival Wireless 3 pode ser usado com um dongle USB de 2,4 GHz (que pode ser guardado dentro do próprio rato, para não se perder durante o transporte) e via Bluetooth. A comutação é feita através de um interruptor na parte de baixo do rato, que também serve para desligar a alimentação.

Para não gastar muita bateria, a SteelSeries também poupou na iluminação: por isso, o Rivel 3 Wireless tem apenas um LED na roda que, além da estética, também nos permite alertar para o estado das pilhas ou sobre coisas que se passem no jogo. Este rato tem ainda cinco botões programáveis, mais um que serve para alterar a resolução do sensor, dos 100 aos 18000 dpi.

Apesar de gostar de ratos um pouco mais volumosos, o Rival 3 Wireless é confortável de usar – o polegar fica logo em cima dos dois botões laterais, o que diz bastante sobre a sua boa ergonomia.

Quanto às quatrocentas horas de autonomia que mencionei acima, claro que, para lá chegar, há que fazer compromissos: o ideal é usar o software da SteelSeries para desactivar o LED da roda e ligar o modo de conservação de energia. Isto faz com que a polling rate do rato seja reduzida automaticamente, o que pode resultar em …lag.

Ainda assim, nos jogos em que o experimentei, não notei muito este problema, mas também já estou longe de ser um jogador profissional.


Distribuidor: Fraggerztuff

Preço: €59,99


Ficha Técnica

Resolução: 100 – 18 000 dpi
Tipo de sensor: Óptico
Iluminação RGB: Sim
Botões programáveis: 5
Peso: 106 gr
Ligações: 2,4 GHz, Bluetooth
Dimensões: 120,6 x 58,3 x 21,5 mm


Sou director da PCGuia há alguns anos e gosto de tecnologia em todas as suas formas. Estou neste mundo muito por culpa da minha curiosidade quase insaciável e por ser um fã de ficção científica.
Exit mobile version