Modder criou uma maneira de ligar uma placa de som ISA a um PC moderno

Por: Pedro Tróia
Tempo de leitura: 3 min
Add an ISA slot to Modern Motherboards!

As pessoas que têm curiosidade acerca de jogos antigos dividem-se em dois grupos: as que não se importam de usar emuladores e as que querem jogar com recurso ao hardware original. As que pertencem a este último grupo têm a dificuldade óbvia de conseguirem encontrar computadores originais que funcionem bem. Já placas de expansão isoladas que estejam funcionais já são mais fáceis de encontrar. No entanto, as motherboards modernas não têm slots que permitam usar essas placas. Por isso, um YouTuber de nome TheRasteri, decidiu ver se era possível adicionar um slot ISA a uma motherboard recente.

Os slots ISA (Industry Standard Architecture) foram lançados em 1981 para utilização no IBM PC e foram, durante vários anos, a interface principal dos PC para a ligação de placas de expansão, como gráficas e placas de som, entre outras. Mais tarde, os slots ISA deram lugar aos PCI, mas vários fabricantes continuaram a incluir slots ISA nos seus produtos até meados dos anos 90 do século passado.

TheRasteri explica no vídeo acima que para se poder usar jogos MS-DOS originais é necessário que a placa de som que está no PC seja ISA. No entanto, praticamente nenhuma motherboard moderna tem um slot deste tipo. Isto é problema, mas como ele consegue provar, não é impossível de resolver.

A solução reside no barramento LPC (Low Pin Count), que está presente em muitas motherboards e que serve para permitir a utilização de dispositivos de baixa velocidade, como drives de disquetes. Este barramento funciona mais ou menos da mesma forma que o ISA e pode ser acedido através do conector onde se pode instalar um módulo TPM (Trusted Platform Module).

No vídeo, é explicado como se pode construir uma placa adaptadora com um slot ISA (a que o modder chamou DISAppointment), que se liga através de um cabo ao conector do TPM da motherboard e permite usar uma placa de som ISA para jogar títulos MS-DOS originais sem recorrer a emulação.

Se estiver interessado, as peças necessárias encontram-se facilmente online, mas é necessário saber montá-las e as instruções estão aqui.

Sou director da PCGuia há alguns anos e gosto de tecnologia em todas as suas formas. Estou neste mundo muito por culpa da minha curiosidade quase insaciável e por ser um fã de ficção científica.
Exit mobile version