Futuros processadores Intel Meteor Lake serão lançados em conjunto com Arrow Lake

Por: Gustavo Dias
Tempo de leitura: 3 min

Durante o passado mês de Março, surgiram rumores de que a Intel pretendia cancelar o lançamento da nova geração (14ª) de processadores Core Meteor Lake, mas segundo uma apresentação divulgada, de forma não oficial, a Intel pretende manter esse lançamento, mas irá lançar praticamente ao mesmo tempo a geração seguinte (15ª), os Arrow Lake. Está baralhado? É compreensível.

Ao que tudo indica, embora a Intel já tenha, aparentemente, iniciado com sucesso, o fabrico de chips utilizando o processo de fabrico mais avançado Intel 20A, que corresponde a 5 nanómetros, esta prefere ser mais cautelosa, e garantir que o processo de fabrico intermédio, o Intel 4 (a 7 nanómetros) lhes dará melhores yields (aproveitamento de chips utilizáveis por cada waffer produzida).

Origem: Twitter (@SquashBionic)

Como tal, a Intel deverá lançar as duas famílias de processadores ao mesmo tempo, com os processadores Meteor Lake a serem disponibilizados apenas para modelos com um TDP máximo de 65W, ou seja, todas as versões de entrada de gama até Core i5, e os Arrow Lake a serem disponibilizados para modelos mais complexos, mais caros, e com maior número de núcleos, com um TDP máximo de 125W, ou seja, todas as variantes até ao topo de gama Core i9.

As características dos circuitos de alimentação confirmam isso mesmo, com os Arrow Lake a demonstrarem uma maior complexidade, equivalente à solução actualmente disponibilizada pelos actuais processadores Raptor Lake. E, já que falamos em actuais processadores, embora a Intel vá mudar o encaixe do actual LGA-1700 para o futuro LGA-1851, este terá as mesmas dimensões que o actual encaixe, o que permitirá a reutilização das actuais soluções de arrefecimento já existentes para o encaixe LGA-1700.

Já os chipsets da série 800, que deverão incluir modelos com os futuros Intel Z890, H870, B860 e H810, serão ambos compatíveis com todos os futuros processadores Intel Core, sendo ambos igualmente compatíveis apenas com memórias DDR5, que funcionarão certamente a frequências superiores aos actuais processadores Raptor Lake.

 

Seguir:
Editor da revista PCGuia, com mais de 10 anos no mercado de publicações tecnológicas. Grande adepto de tudo o que seja tecnológico, ficção científica e quatro rodas.
Exit mobile version