AMD introduz arquitectura RDNA3 na gama de placas gráficas profissionais Radeon Pro W7000

Por: Gustavo Dias
Tempo de leitura: 4 min

Demorou algum tempo, mas a AMD conseguiu, finalmente, aplicar a nova arquitectura RDNA3 na sua gama de placas gráficas profissionais, em conjunto com o inovador processo de fabrico de GPU em formato de chiplets, com a chegada da nova série AMD Radeon Pro W7000. Composta por dois modelos distintos, a Radeon Pro W7900 e a Radeon Pro W7800, ambas utilizam as mais avançadas técnicas e tecnologias da AMD neste campo, com o intuito de permitirem oferecer o máximo desempenho aliado à melhor eficiência energética do mercado.

O GPU utilizado recorre ao mesmo tipo de estrutura encontrado nas placas gráficas de consumo AMD Radeon RX 7900, ao integrarem um módulo de computação gráfica (GCD) de 5 nanómetros, onde estão integradas todas as unidades computacionais, que por sua vez está interligado aos seis módulos de memória cache produzida a 6 nm, daí a designação de GPU em formato de chiplet.

Em termos de características técnicas de cada placa, a nova Radeon Pro W7900 utiliza 96 unidades computacionais, que garantem um poder de processamento de 61 TFLOPs (FP32), estando a mesma acompanhada por 48 GB de memória dedicada ECC, que comunica com o GPU através de um barramento de 384-bit. Com um consumo máximo de 295 Watts de energia, esta placa distingue-se das rivais pela inclusão das ligações de futura geração, como o DisplayPort 2.1, que permite uma largura de banda que pode atingir os 80 Gbit/s, o que corresponde a uma ligação 8K a 60 Hz com resolução 4:4:4 sem compressão, ou 8K a 120 Hz com compressão (DSC).

Já a Radeon Pro W7800 distingue-se por utilizar menos unidades computacionais no GPU, com um total de 70, o que corresponde a um poder de processamento ligeiramente mais contido, de “apenas” 45 TFLOPs (FP32). Recorre a 32 GB de memória ECC dedicada, que comunica através de um barramento de 256-bit, e tem um consumo energético máximo de 260W. Ambas são capazes de lidar, por hardware, com codificação e descodificação de vídeo usando o avançado protocolo AV1.

Face às suas rivais, tendo em conta os resultados do popular benchmarck SPECviewperf Geomean, os novos modelos da AMD revelam um surpreendente desempenho, que é reforçado pelo facto de consumirem menos energia, e por serem significativamente mais acessíveis que os modelos rivais directos da Nvidia, as novas Nvidia RTX A6000 Ada para o caso da Radeon Pro W7900, e a Nvidia RTX A5500 para o caso da Radeon Pro W7800.

Estas placas terão um PVP recomendado (sem impostos) de 3999 dólares para o modelo de topo, e 2499 dólares para o modelo mais acessível. Estas deverão chegar ao mercado durante o presente trimestre, estando as mesmas disponíveis em parceiros certificados, que podem ser consultados a partir desta página oficial da AMD.

Seguir:
Editor da revista PCGuia, com mais de 10 anos no mercado de publicações tecnológicas. Grande adepto de tudo o que seja tecnológico, ficção científica e quatro rodas.
Exit mobile version