Xiaomi Mi Router 4C

Por: Pedro Tróia
Tempo de leitura: 3 min

Este router da Xiaomi é um dispositivo tão simples, que se pode dizer que é a “essência” daquilo que um router para o mercado doméstico deve ser. A ideia por trás deste dispositivo é a de possibilitar a criação de rede sem fios em ambientes onde há poucos equipamentos, possibilitando, ao mesmo tempo, a ligação directa de dois ou mais, se usar um switch de rede. Aqui o principal não será, de todo, a velocidade, mas a possibilidade de se criarem redes sem fios que funcionam e a um preço bastante baixo: o Mi Router 4C custa vinte euros.

Este router funciona exclusivamente na banda dos 2,4 GHz, uma frequência que oferece a vantagem de ter um alcance maior, o que permite ao Mi Router 4C criar uma rede que chega a mais pontos da casa. No entanto, o facto de utilizar esta gama de frequências acaba por limitar a velocidade disponível da rede sem fios – mesmo assim, o compromisso preço/qualidade é bastante bom. Segundo a Xiaomi, este router permite uma velocidade máxima de 300 Mbps na rede sem fios, mas, como todos sabemos, uma coisa é o que as marcas dizem e outra, completamente diferente, é o que acontece na realidade. A velocidade não é má, mas está longe dos 300 Mbps que a Xiaomi anuncia. Nos nossos testes realizados com um Samsung Fold 3 5G ligado ao router a várias distâncias, conseguimos pouco mais de 50 Mbps em média.

O Mi Router 4C tem dois LED que servem para indicar que está ligado à corrente e que está ligado à Internet. Na parte de trás estão quatro antenas, as entradas RJ-45, a ligação para o transformador e o botão de reposição das definições – é definição de ‘simplicidade’. Termos ainda 64 MB de memória RAM DDR2 e um processador MT7628DA, fabricado pela MediaTek, que funciona entre os 575 e os 580 Mhz.

A configuração é simples, mas temos de ter uma ligação à Internet a funcionar, porque se não tiver, o router pode recusar-se a passar um determinado passo do assistente.

Uma outra coisa a que se tem de ter atenção é ao cabo que vai usar para ligar o router à Internet. Algumas fichas não prendem bem, por causa da forma como a Xiaomi optou por “esconder” as tomadas dentro das entradas na caixa – neste caso, é muito fácil de arrancar o cabo do router sem querer.


Distibuidor: Xiaomi

Preço: €19,99


Ficha Técnica

Entradas: 3 x RJ-45

Velocidade da rede com fios: 100 Mbps

Normas Wi-Fi: IEEE 802.11b/g/n

Dimensões: 195 x 100 x 25,4 mm

Sou director da PCGuia há alguns anos e gosto de tecnologia em todas as suas formas. Estou neste mundo muito por culpa da minha curiosidade quase insaciável e por ser um fã de ficção científica.
Exit mobile version