TP-Link Deco XE75

Por: Pedro Tróia
Tempo de leitura: 4 min

A mais recente norma para redes sem fios, Wi-Fi 6E (802.11 ax), promete mais velocidade e mais cobertura, através de um conjunto de tecnologias que permitem, por exemplo, dirigir o sinal com mais eficácia. Além disso, também consegue limitar a interferência de outras redes no desempenho e, graças à utilização de processadores mais potentes, gerir mais dispositivos ligados em simultâneo. Esta norma usa ainda uma nova gama de frequências na zona dos 6 Ghz, que pode servir para interligar os dispositivos ou para o tráfego de rede.

O primeiro produto mesh deste tipo da TP-Link é o Deco XE75, que em Portugal é vendido em kits com dois pontos de acesso. Por fora, são muito semelhantes aos Deco S7 e Deco P9, embora os terminais do XE75 sejam um pouco mais largos – contudo, a configuração é a mesma: são cilíndricos, em plástico branco, com uma peça preta na parte superior, onde está integrado o LED que indica o estado do sistema. Na zona imediatamente oposta ao logo da TP-Link estão as entradas: três RJ-45 Gigabit para a ligação ao modem, router ou para quem quiser criar um backhaul por cabo (interligar os vários pontos de acesso através de um cabo de rede); e a de alimentação.

Para a configuração do sistema é usada a app Deco da TP-Link, com o processo a ser igual ao dos modelos anteriores: liga-se o Deco ao modem ou ao router através de um cabo de rede e depois cria-se a rede sem fios. Como o segredo para tirar o máximo da tecnologia mesh é o posicionamento dos pontos de acesso, a aplicação tem um medidor de velocidade do tráfego que permite ao utilizador afinar isto para obter o melhor desempenho que é possível. Outras funcionalidades da app são a criação de redes para convidados, imposição de limites de navegação a certos dispositivos, firewall e controlos parentais que impedem o acesso a determinados sites e serviços online.

A velocidade de tráfego de Internet do kit Deco XE75 foi testada usando um acesso fibra do MEO a 1 Gbps que, em média, consegue chegar aos 870 Mbps de velocidade real. Na ligação directa ao ponto de acesso principal, conseguimos obter cerca de 850 Mbps na gama dos 5 Ghz e quase 900, na dos 6 Ghz (a cerca de cinco metros, em linha de vista). Com paredes pelo meio, a velocidade baixou um pouco: 340 Mbps e cerca de 400 Mbps, nos 5 e 6 GHz respectivamente. Nos testes de velocidade com ligação ao segundo ponto de acesso, conseguimos 600 Mbps nos 6 GHz e quase 800 Mbps na gama dos 5 Ghz, em linha de vista. Sem linha de vista conseguimos 500 Mbps nos 5 Ghz e 400 nos 6.


Distribuidor: TP-Link

Preço: €429


Ficha Técnica

Entradas: 3 x RJ-45
Velocidade da rede com fios: Gigabit
Normas Wi-Fi: IEEE 802.11b/g/n/ax 2,4 GHz, IEEE 802.11a/n/ac/ax 5 GHz, IEEE 802.11ax 6 GHz
Dimensões: 105 x 105 x 169


Sou director da PCGuia há alguns anos e gosto de tecnologia em todas as suas formas. Estou neste mundo muito por culpa da minha curiosidade quase insaciável e por ser um fã de ficção científica.
Exit mobile version