SK Hynix inicia validação de memórias SDRAM de 10 nm

Por: Gustavo Dias
Tempo de leitura: 2 min

A SK Hynix é um dos maiores fabricantes de chips de memória SDRAM, e a mesma, aparentemente, já está a produzir chips de memória DDR5 SDRAM, estando os mesmos a ser validados pela Intel, para a sua aplicação em servidores e workstations.

Apesar de já existirem processos de fabrico mais avançados para semicondutores, como os 3 nm da TSMC que estão já a ser aplicados nos futuros SoC (System-on-Chip) da Apple, no que toca a chips de memória SDRAM, que utilizam uma estrutura em forma de padrão bastante complexa, estas tendem a usar processos de fabrico maiores, por garantirem melhores Yields (percentagem de chips utilizáveis por waffer).

Segundo esta recente divulgação no Twitter, a SK Hynix já está a aplicar um processo de fabrico de 10 nm de quinta geração, com recurso a EUV (litografia Extreme UltraViolet), como forma de garantir uma produção de sucesso destes chips de memória DDR5, que já estão a ser validados pela própria Intel.

Se tudo correr bem, a SK Hynix juntar-se-á à Samsung Electronics, tornando-se assim nos dois únicos fabricantes a conseguirem produzir memórias SDRAM utilizando o processo 1ß nano, embora a Samsung tenha optado por usar a AMD para validação das suas memórias.

Curiosamente, e apesar de ambas estarem a investir em memórias SDRAM DDR5, na realidade fabricantes como a Intel e a Nvidia têm procurado a SK Hynix para a produção de um outro tipo de memória, as rapidíssimas HDM3. A procura tem sido tal que a SK Hynix tem alterado constantemente o seu valor, custando estas até cinco vezes mais do que o valor inicialmente previsto pela marca. É o problema da falta de alternativas no mercado.

Seguir:
Editor da revista PCGuia, com mais de 10 anos no mercado de publicações tecnológicas. Grande adepto de tudo o que seja tecnológico, ficção científica e quatro rodas.
Exit mobile version