Samsung inicia produção em série de 3ª geração de chips de 4 nanómetros

Por: Gustavo Dias
Tempo de leitura: 2 min

Apesar de todas as atenções estarem viradas para quem tem a melhor produção da mais avançada tecnologia de litografia, corrida essa que está a ser “ganha” pela TSMC com o seu processo de fabrico de três nanómetros, a Samsung continua a apostar nos 4 nm, tendo anunciado o início da produção em massa de componentes naquela que é considerada como a terceira geração de processo de fabrico de 4 nm.

Esta produção está a ocorrer na fábrica da Samsung em Hwaseong, na Coreia do Sul, e promete melhorar significativamente a quantidade de chips utilizáveis por waffer (yields), que até ao momento rondava uma percentagem em torno dos 60%, comparativamente à TSMC, que consegue yields de 70 a 80% utilizando o mesmo processo de fabrico.

Com a introdução desta melhoria no processo de fabrico de 4 nm, a Samsung espera assim recuperar alguns clientes que tinham migrado para a TSMC, por esta oferecer melhores yields, mas que podem agora regressar à Samsung, pelo simples facto de esta não estar a praticar preços tão elevados, nem ter tempos de espera tão elevados quanto o fabricante de Taiwan.

Curiosamente, segundo dados revelados pela consultora Counterpoint, os chips de 4 e 5 nanómetros são os mais utilizados na indústria de dispositivos móveis, com 22% de quota, seguidos pelos chips de 6 e 7 nanómetros, com 16% e os velhinhos chips de 12, 14 e 16 nanómetros, com 11%. Esta jogada da Samsung poderá garantir novos contratos, de fabricantes que queiram migrar de processos de fabrico mais antigos (como 12 a 16 nm) para os 4 nm. Só o tempo o dirá se foi a jogada certa.

Seguir:
Editor da revista PCGuia, com mais de 10 anos no mercado de publicações tecnológicas. Grande adepto de tudo o que seja tecnológico, ficção científica e quatro rodas.
Exit mobile version